Objectivo


  • Realização de casos de teste utilizando a framework de testes TestNG

Material de Apoio


Plano da Aula


Crie uma directoria algures na sua área (por exemplo, chamada testng) onde vai criar um projecto maven. De forma muito resumida, maven é uma ferramenta de gestão de projectos que tem o objectivo de facilitar as várias tarefas normalmente associadas ao processo de gestão e construção de um projecto de software. Pode consultar mais informação sobre esta ferramenta em https://maven.apache.org.

Dentro da directoria testng cria o ficheiro pom.xml com o seguinte conteúdo:

<project xmlns="http://maven.apache.org/POM/4.0.0" xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance"
    xsi:schemaLocation="http://maven.apache.org/POM/4.0.0 http://maven.apache.org/maven-v4_0_0.xsd">
    <modelVersion>4.0.0</modelVersion>
    <groupId>tvs.testng</groupId>
    <artifactId>sample-testng</artifactId>
    <version>1</version>
    <name>sample-testng</name>
    <dependencies>
        <!-- Dependency libraries to include for compilation -->
        <dependency>
            <groupId>org.testng</groupId>
            <artifactId>testng</artifactId>
            <version>6.3.1</version>
        </dependency>
    </dependencies>
</project>

De seguida crie o directório src/main/java/ap e coloque o seguinte ficheiro Calculator.java no directório criado. Dê o seguinte comando "mvn compile" no directório raiz do projecto (testng). Este comando permite compilar todo o código fonte presente em src/main/java.

Os testes a desenvolver num projecto maven devem ser guardados no directório src/test/java, tendo que ter ainda em conta depois o package das classes de testes. A especificação da classe Calculator é a seguinte: Calculator.

Desenvolva agora os testes que verificam o comportamento correcto da classe Calculator tendo em conta a especificação anterior. Primeiro realize os testes relativos ao construtor desta classe. Assim, deve criar a classe TestCalculator em src/test/java/ap e de seguida criar os métodos necessários para testar o construtor desta classe. Uma vez estes testes desenvolvidos, dê o comando mvn test, Este comando compila o código fonte, o código de teste e executa todos os testes. Pode ver ver uma descrição mais detalhada dos testes realizados em target/surefire-reports/ap.TestCalculator/index.html.
De seguida teste os métodos sum e divide de Calculator e corrija os bugs encontrados.