Sumários

Soluções Reais

27 setembro 2012, 13:00 Antonio Manuel de Figueiredo Palavra

Métodos de cálculo de coeficientes de actividade. Medidas de pressão de vapor. Método baseado na equação de Gibbs-Duhem. Casos particulares de soluções reais. Soluções com ponto azeotrópico. Soluções com imiscibilidade de fases. Funções de excesso.

26 setembro 2012, 16:00 Benilde de Jesus Vieira Saramago

Coeficientes de actividade: convenção simétrica e convenção assimétrica. Equação de Gibbs-Duhem aplicada aos coeficientes de actividade. Grandezas de excesso. Relação entre a energia de Gibbs de excesso e os coeficientes de actividade.

25 setembro 2012, 15:00 Benilde de Jesus Vieira Saramago

Resolução de um problema relativo à mistura benzeno/ácido acético, envolvendo: 1) cálculo dos coeficientes de actividade segundo a lei de Raoult e a lei de Henry; 2) traçado do gráfico p vs x e p vs y: comparação do comportamento ideal com o real. Resolução do problema 9.1 do livro "Termodinâmica Aplicada" por Edmundo Azevedo, 2ªedição, 2000, Escolar Editora.

24 setembro 2012, 17:30 Benilde de Jesus Vieira Saramago

Resolução de um problema relativo à mistura benzeno/ácido acético, envolvendo: 1) cálculo dos coeficientes de actividade segundo a lei de Raoult e a lei de Henry; 2) traçado do gráfico p vs x e p vs y: comparação do comportamento ideal com o real. Resolução do problema 9.1 do livro "Termodinâmica Aplicada" por Edmundo Azevedo, 3ª edição, 2011, Escolar Editora.

24 setembro 2012, 17:30 Antonio Manuel de Figueiredo Palavra

Problema em relação à msitura ácido acético/benzeno. A sua resolução envolve o cálculo de coeficientes de actividade segundo as leis de Raoult e Henry, a determinação de diagrams p vs x e p vs y e a comparação dos comportamentos ideal e real. Resolução do problema 9.1 do livro do Professor Edmundo azevedo,"Termodinâmica Aplicada", 3ª Edição*.

* Nota: todos os problemas referidos no programa são relativos a este livro.