Métodos de Avaliação

1. As provas de avaliação de conhecimentos são constituídas por dois testes ou, em alternativa, um exame final e por um trabalho laboratorial.

2. Os testes e o exame final são constituídos por uma parte teórica, sem consulta e sem auxílio de instrumentos de cálculo, e por uma parte prática, com consulta limitada a livros ou apontamentos teóricos. Não é permitida a consulta de livros de problemas nem dos apontamentos/problemas das aulas práticas. A nota mínima exigida em cada teste é 7.0 valores. Um aluno que no primeiro teste tenha nota inferior a 7.0 só pode ser avaliado num dos exames. A nota mínima exigida na média das notas dos testes ou no exame é 8.5 valores. É obrigatória a inscrição para os testes e os exames, a qual é efectuada através do sistema Fenix.

3. O trabalho laboratorial, de realização obrigatória para todos os alunos, é efectuado em grupos de 2 alunos. Deverá ser elaborado um relatório, com base no qual será atribuída a classificação do trabalho. A nota mínima exigida é 9 valores. Os alunos que tenham obtido nota positiva no trabalho laboratorial em 2008/09 estão dispensados de realizar novamente o trabalho laboratorial. Caso pretendam efectuar novamente o trabalho, prevalece a nota obtida no presente ano lectivo.

4. A nota final é obtida através da média ponderada das notas dos testes ou do exame final (peso de 40% para cada teste ou de 80% para o exame) e do trabalho laboratorial (peso de 20%). No caso de a nota final exceder 16 valores, o aluno pode optar entre submeter-se a uma prova oral ou ficar com a nota de 16 valores. Em caso de suspeita de violação das regras de avaliação numa prova escrita, o corpo docente reserva-se o direito de convocar o aluno para uma prova oral, que determinará a nota final.

5. Em época especial, a única prova de avaliação é o exame de época especial.

Datas relevantes para os testes e para o trabalho laboratorial:

• Inscrição para o 1º Teste: 22 a 29 de Outubro

• 1º Teste: 02/Novembro às 18h

• Inscrição para o 2º Teste e Exames: a indicar oportunamente na página da disciplina

• 2º Teste: coincidente com a 1ª data de exame

• Inscrição para o trabalho laboratorial: 26 a 30 de Outubro

• Realização do trabalho laboratorial: 03 a 13 de Novembro

• Entrega do relatório: uma semana após a realização do ensaio