Programa

Tecnologia de Construção Naval

Licenciatura Bolonha em Engenharia Naval e Oceânica

Programa

Estudo dos processos tecnológicos e dos materiais usados em Engenharia Naval. Propriedades dos materiais, sua determinação e normalização. Ensaios destrutivos e ensaios não destrutivos. Definição dos requisitos de utilização, limites de aplicação, processos tecnológicos disponíveis e critérios de escolha dos materiais. Classificação e propriedades mais significativas dos materiais metálicos, ferrosos e não ferrosos, e dos materiais não metálicos e compósitos. Estudo aprofundado dos aços, das ligas de alumínio, de titânio, de cobre e dos PRFV e seus processos de fabrico. Comportamento mecânico e deterioração dos materiais no ambiente marítimo. Detecção de defeitos e análise de falhas em materiais. Metodologia a seguir na escolha dos materiais, quer para aplicações estruturais quer para sistemas marítimos e aprestamento, tomando em consideração as recomendações IMO, os regulamentos das Soc. Classificadoras e legislação nacional. Exemplos de aplicações de materiais em navios. Aplicações de materiais em Eng. Naval, tendo em atenção os processos tecnológicos disponíveis.