Sumários

Apresentação e discussão dos trabalhos realizados pelos alunos

22 maio 2019, 11:00 Francisco Carlos da Graça Nunes Correia

Aula para esclarecimento de dúvidas e apoio à realização dos trabalhos

Rios internacionais e proteção do ambiente marinho - principais acordos e convenções

15 maio 2019, 11:00 Francisco Carlos da Graça Nunes Correia

O grave acidente de poluição causado no Reno pela Sandoz em 1986 e o papel que esse acidente desempenhou na tomada de consciência que levou à aprovação em 1992, no âmbito da Comissão Económica para a Europa das Nações Unidas, da Convenção sobre Proteção e Uso dos Cuirsos de Água Transfronteiriços e Lagos Internacionais. Principais disposições dessa convenção. As várias utilizações "competitivas" da água como fonte potencial de conflitos especialmente quando envolvem vários países. O caso das bacias Luso-Espanholas, do Reno e do Danúbio. Convenções da Comissão Económica para Europa das Nações Unidas sobre os Efeitos Transfronteiriços dos Acidentes Industriais e sobre o Ambiente Marinho no Nordeste Atlântico (Convenção de OSPAR).
Governança dos recursos hídricos no quadro do objetivos do desenvolvimento sustentável aprovados pelas Nações Unidas em 2015. Apresentação do Objetivo 6, dedicado especificamente a "Assegurar a Disponibilidade e a Gestão Sustentável da Água e do Saneamento para Todos", e de vários outros objetivos relevantes para a temática da água, designadamente os objetivos 3, 11, 12 e 15.
Princípios da OCDE para a Governança da Água, aprovados por aquela organização multilateral em 2015, que visam designadamente a "Ericácia" e a "Eficiência" das políticas da água e a "Confiança e Envolvimento" das partes interessadas. Uso dos princípios da OCDE para não apenas para inspirar e fundamentar políticas, mas também para proceder à sua avaliação. Análise à luz destes princípios da Diretiva Quadro da Água da União Europeia e da evolução recente em Portugal.

8 maio 2019, 11:00 Francisco Carlos da Graça Nunes Correia

Aula para esclarecimento de dúvidas e apoio à realização dos trabalhos

Alterações climáticas e os seus impactos no ciclo hidrologico

24 abril 2019, 11:00 Rodrigo Proença de Oliveira

As causas das alterações climáticas; Os impactos das alterações climáticas no ciclo hidrológico; As respostas às alterações climáticas: mitigação e adaptação; Como planejar o futuro? A necessidade de um nova atitude.