Sumários

Calculos Flash

23 março 2011, 14:00 Henrique Anibal Santos de Matos

Cálculos aproximados e exactos para a determinação da composição e caudal de duas correntes em equilíbrio (Liquido e vapor) a determinada P e T. Análise de vários sistemas de recuperação de vapor na corrente de gás. Critérios de decisão para a sua colocação. Noção de Pressão de Vapor e Ponto de Ebulição de uma substância.

Sistema de Separação. Split de Fases

22 março 2011, 15:00 Henrique Anibal Santos de Matos

Introdução da Análise do Sistema de Separação (Nível 4).

Estruturas possíveis de diagrama de nível 4  baseadas   no tipo de efluente do reactor ( fase gasosa, liquida ou mista).

Separação de Fases para efluente vapor. Balanços genéricos para a Separação Flash de nc componentes. Caracterização do Problema e determinação dos GL.

Resolução do Estudo de Caso nº2

16 março 2011, 15:30 Henrique Anibal Santos de Matos

Análise do Nível 2 e quantificação do mesmo por aplicação ao processo de produção de Estireno. Determinação do EP em folha de cálculo.

Custo do reactor e Conclusões do nível 3

16 março 2011, 14:00 Henrique Anibal Santos de Matos

Determinação do volume do reactor tubular e custo associado. Estudo de influência de parâmetros no PEA, tais como o excesso de um reagente.

Observação das condições impostas de temperatura máxima no reactor em função das variáveis de Projecto (VP). Escolha do intervalo de valores óptimos para as VP. Aplicação em folha de cálculo para o HDA, com utilização do solver.

Tipos de Reactores e Balanço entálpico ao Reactor tubular

15 março 2011, 15:00 Henrique Anibal Santos de Matos

Critérios de escolha do tipo de reactor (CSTR, Descontinuo e Tubular). Projecto do reactor tubular adiabático. Recurso à fórmula de cálculo de volume para reacções de cinética de 1ª. Ordem. Balanço entálpico ao reactor para o caso HDA .Cálculo da temperatura do reactor. Cálculo para o HDA da constante cinética aparente e aproximações efectuadas. Determinação da densidade à saida do reactor.