Objectivos

Mestrado Bolonha em Biotecnologia

Mestrado Integrado em Engenharia Biológica

Os alunos devem adquirir uma visão integrada sobre os processos de separação e purificação de produtos biológicos. Este objectivo é alcançado através do estudo dos fundamentos teóricos das várias operações unitárias usadas nas diferentes etapas da recuperação dos mesmos, com vista à obtenção de um produto final com elevado grau de pureza e valor acrescentado. No final os alunos deverão ser capazes de definir uma estratégia para a purificação de diferentes produtos biológicos, a diferentes escalas de operação (desde a laboratorial até à escala industrial), incluindo o equipamento adequado a cada operação unitária selecionada. Objectivos específicos: •Conhecer os princípios de separação das várias operações unitárias usadas na purificação de produtos biológicos; •Selecionar o equipamento mais adequado para uma determinada separação com base na escala de operação; •Desenhar um processo de separação usando uma sequência de operações unitárias adequadas a um certo tipo de produto biológico.