Sumários

Introdução ao ambiente Postgres

23 setembro 2013, 14:00 José Alberto Rodrigues Pereira Sardinha

Os alunos fizeram o primeiro guião para introdizir o ambiente que será utilizado nos laboratórios.

Introdução ao ambiente Postgres

23 setembro 2013, 11:00 José Alberto Rodrigues Pereira Sardinha

Lab 01: Introdução ao Ambiente

23 setembro 2013, 09:30 Paulo Carreira

Apresentação das regras de funcionamento das aulas práticas. Descrição geral da filosofia de funcionamento de um SGBD. O SGBD Postgres. Funcionamento dos clientes SSH. Execução do guia da laboratório 1.

Introdução às bases de dados relacionais

20 setembro 2013, 11:00 Diogo Ribeiro Ferreira

Exemplo de uma base de dados relacional. Esquema e dados. Tabelas, campos e registos. Conceitos de chave e de chave-estrangeira. Introdução à modelação conceptual de bases de dados. Entidades e associações.

Apresentação da disciplina

17 setembro 2013, 11:00 Diogo Ribeiro Ferreira

Apresentação da equipa docente. Objectivos de aprendizagem. Ferramentas adoptadas. Bibliografia. Avaliação e funcionamento da disciplina. Inscrições nos turnos laboratoriais.