Provas do dia 18 de junho

16 junho 2020, 16:06 Gil Marques

No dia 18 de junho irão realizar-se os testes 1 e 2.

Teste 1
 Inicia-se às 8h e termina às 9h (caso haja atraso na disponibilização das provas pelo classroom este atraso será compensado. Ao todo o aluno terá uma hora para resolver a prova)

Teste 2
Inicia-se às 9:30 e termina às 10:30 (o mesmo procedimento que no teste 1 caso haja atraso do classroom)

O procedimento será semelhante ao usado no ensaio ao segundo teste.

Nota: Em ambos os casos, teste 1 e teste 2, há registo da hora de submissão. A prova pode ser anulada devido a excesso de tempo de resolução por parte do aluno.

Haverá apoio opcional via zoom. Ver coordenadas na secção "Links fara testes".

Aula Dúvidas Profª Maria José Resende

15 junho 2020, 00:40 Maria José Resende

Atendendo a que os alunos do 2ª ano têm uma avaliação coincidente com o horário de dúvidas de 2ª feira, dia 15 Junho, esta aula fica sem efeito, passando para o dia seguinte, 3ª feira, dia 16, às 10 horas.

Ensaio ao segundo teste, dia 2 de junho, às 10h

18 maio 2020, 19:39 Gil Marques

No dia 2 de junho às 10h haverá um segundo ensaio, agora sobre a segunda parte da matéria. O teste estará de acordo com o exigido na disciplina. Desta vez vai usar-se o google classroom para a distribuição e recolha dos testes. Para isso deverá estar inscrito naquela plataforma (poucos alunos não estão).

No dia da prova basta entrar no sistema, com as credenciais do FENIX e responder às questões. No fim deverá submeter ou entregar o teste. Neste dia não é necessário estar em zoom com professores sendo opcional também nos dias das provas. A identificação dos alunos é feita pela plataforma.

Os links para o zoom estão na secção "Links para testes"

Esclarecimentos sobre a avaliação de conhecimentos (em atualização)

18 maio 2020, 10:02 Gil Marques

A avaliação de conhecimentos será feita em dois testes de uma hora separados por um intervalo de 30 minutos. Estes serão realizados nos dias 18 de junho e 16 de julho. Os alunos poderão fazer as 4 provas contando para nota o melhor dos dois da primeira parte e o melhor dos dois da segunda parte.

Os testes serão realizados segundo as recomendações do Conselho Pedagógico do IST publicadas em

Devido aos condicionalismos que estamos sujeitos, estes testes serão feitos com consulta. Isto exige um conhecimento mais profundo das matérias. São elementos de consulta os apontamentos dos alunos e os textos fornecidos: Folhas teóricas, coletânea de problemas resolvidos e, como ajuda, os guias de laboratório. Deste modo as provas serão muito diferentes das provas dos anos anteriores. Dado o tempo curto disponível para a resolução dos testes, apenas alunos que tenham estudado convenientemente a matéria serão capazes de encontrar pormenores, nos elementos de consulta, capazes de ajudar na resolução. Não se recomenda o estude de outros elementos como exames ou testes de outros anos, transparências usadas nas aulas e outros.

Não haverá uma secção independente sobre os laboratórios. Contudo, poderão ocorrer perguntas onde seja necessário ter conhecimentos que anteriormente foram lecionados nas aulas de laboratório, mas que se encontram descritos nas folhas teóricas.

Método de estudo aconselhado:

1.       Leitura atenta dos textos teóricos com estudo das questões resolvidas nos textos e que são ilustrativas.

2.       Resolução das perguntas presentes no final de cada capítulo.

3.       Resolução dos exercícios da coletânea de exercícios resolvidos.

A grande maioria das questões que serão apresentadas nos testes serão inspiradas em questões presentes nos textos recomendados.

Supõe-se que cada aluno resolverá as várias perguntas em papel e usará os resultados encontrados para responder às questões. A existência de rascunhos da resolução dos testes pode ser útil caso haja problemas e servirá como prova.

Serão usados questionários do Google forms distribuídos pelo Google classroom. Para isso os alunos deverão estar forçosamente inscritos no Google classroom. Haverá uma pré-inscrição de forma a permitir o planeamento das provas. Esta será feita no FENIX como habitualmente.

A realização dos testes exige (conselho pedagógico) a aceitação de uma declaração de honra.

Os tipos adotados de perguntas serão os seguintes:

1.       Perguntas de escolha múltipla.

2.       Perguntas de resposta com texto curto (um número ou uma palavra)

3.       Perguntas de resposta num parágrafo.

4.       Perguntas de “File upload”. Ficheiro pdf ou imagem não superior a uma página A4 que deverão incluir o cartão de estudante..

5.       Perguntas de escolha múltipla matricial

De modo a organizar melhor a prova há a pré-inscrição das provas no FENIX

Aula de Problemas dia 18 às 9 horas

18 maio 2020, 09:36 Maria José Resende

Esta aula será repetida 2ª feira, dia 18, às 17 horas.