Métodos de Avaliação

A avaliação da disciplina segue o regime tradicional de projecto e exame, correspondendo a uma avaliação da componente prática e outra teórica.

A parte prática consiste num projecto conjunto com as disciplinas de Engenharia de Software e Modelação. O projecto realizar-se-á em três fases. Cada fase corresponde a um ponto intercalar de avaliação que permitirá aferir os grupos que estão a realizar o trabalho de uma forma que lhes permita concluir o projecto com aprovação.  O projecto tem a nota mínima de 8 (oito) valores.

A parte teórica tem duas formas de avaliação.

A primeira consiste num exame escrito ou em dois testes escritos. O 1º teste será realizado durante o período de aulas e o 2º em data coincidente com a do 1º exame. Os dois testes têm o mesmo peso. Quem entregar o 1º teste opta pela avaliação por testes, ou seja, terá que fazer o 2º teste e não poderá fazer o 1º exame. Na data do exame de 2ª época é possível realizar o exame ou optar por melhorar a nota de um dos testes. Não há nota mínima individual para cada teste.

A segunda é uma avaliação por mini testes a realizar no final de cada grande capítulo da matéria e realizados durante as aulas teóricas. Serão realizados 4 mini testes, e a nota desta componente é calculada pela média dos 3 melhores mini testes.

Esta componente pode valer 20% da avaliação teórica (10% da nota final), sendo os testes/exame os restantes 80% da avaliação teórica, ou 40% da nota final, mas apenas se as notas dos mini testes subirem a nota dos testes/exame.

Caso contrario a avaliação teórica é dada pela nota dos teste/exame.

A nota mínima da parte teórica é de 9,0 (nove) valores. A nota mínima para aprovação à cadeira é de 10 (dez) valores. No cálculo da nota mínima, da média dos testes, e da nota final não são feitos arredondamentos das notas parcelares.

Aproveitamento de notas anteriores: a nota do projecto pode ser reaproveitada no ano subsequente (e apenas nesse ano).