Software para os Laboratórios

Xilinx ISE 10.1

A partir do laboratório L3 os alunos irão utilizar o pacote de software "Xilinx ISE Webpack", disponível na página ISE Classics

A versão instalada nos laboratórios é a ISE 10.1i. As versões mais recentes não são recomendadas, pois não incluem o editor de formas de onda (diagrama temporal) a utilizar no laboratório.

O pacote de software Xilinx ISE WebPACK 10.1 é compatível com os seguintes sistemas operativos:

• Windows XP 32 bits
  • Windows Vista 32 bits
  • Linux 32 bits

Contudo, chama-se a atenção dos alunos que a instalação deste software é complexa (e por vezes impossível), pelo que se recomenda a instalação da máquina virtual Boole (ver abaixo).

Alternativamente, os alunos poderão tentar instalar o software nativamente (sem máquina virtual). Contudo, o corpo docente não irá dar suporte ou ajuda na realização desta tarefa.

Máquina Virtual

Para facilitar a instalação de todas as ferramentas de software que irão ser utilizadas no ambiente de laboratório aquando da realização dos trabalhos L3, L4, L5 e L6 nos computadores pessoais dos alunos, está disponível a máquina virtual "Boole Virtual Machine" que contém todo o ambiente de desenvolvimento já devidamente instalado e configurado, nomeadamente:

• Xilinx ISE Webpack 10.1

A máquina virtual poderá correr sobre qualquer versão de Windows, Linux ou MacOS (32 ou 64 bits), após a instalação de um cliente de virtualização (ex: Virtual BoxVMWare, etc).

Dada a complexidade (e por vezes impossibilidade) em instalar nativamente este software (sem virtualização), recomenda-se vivamente que os alunos interessados em utilizar estas ferramentas nos seus computadores pessoais adoptem esta solução.

Na página da "Boole Virtual Machine" os alunos dispõem de todos os elementos de auxílio à instalação desta máquina. Recomenda-se a leitura atenta desta página, de modo a evitar problemas na instalação.