Dados para o Projecto

12 maio 2017, 21:34 Maria Paula Dos Santos Queluz

Coloquei na página de SCom (secção "Projecto") os dados do projecto de cada um dos grupos. Se faltar algum aluno  na lista de dados, agradeço que me informe por mail.

4a. Sessão de Laboratório

12 maio 2017, 20:07 Maria Paula Dos Santos Queluz

A 4a. sessão de laboratório, sobre ligações em Feixes Hertzianos, decorrerá nos dias 15 e 16 de Maio - o principal objectivo desta sessão é aprenderem a utilizar o "Feixer", que é o "software" de suporte ao projecto.

O software e o perfil da ligação, necessários para este laboratório, encontram-se na página de SCom, na secção Laboratórios/Lab4. Para correrem o software nos vossos portáteis deverão ter o Mathematica instalado. Os  parâmetros p_0, b, F_0 e a, que são referidos na página 2 do guia, têm os seguintes valores: p_0 = 8   /   b = 1.1   /   F_0 = 4   /    a = 0.1

Resultados do 1o Teste

7 maio 2017, 17:16 Maria Paula Dos Santos Queluz

Foram publicados os resultados do 1o. Teste  (secção "Resultados da avaliação"). Podem consultar as vossas provas, e a resolução do teste, nos seguintes dias: 3a. feira,  9 de Maio e 3a. feira, 16 de Maio, entre as 15:45 e as 17:00, na sala 2N6.4.

3a. Sessão de Laboratório

5 maio 2017, 10:13 Maria Paula Dos Santos Queluz

A 3a. sessão de laboratório decorrerá na próxima semana, dias 8 e 9 de Maio. O guia encontra-se na página de SCOM, na secção "Laboratórios/Lab3". Disponibilizei também no site o "software" necessário para esse lab. Tal como nos anteriores, precisam do Matlab/Simulink e das toolboxes: "Signal Processing" e "Communications". Matéria relativa ao 3o lab: Modulações (com especial ênfase nas modulações digitais binárias, ASK, FSK e PSK).

Durante a sessão de laboratório devem completar a ficha que se encontra no final do guia, e que me é entregue no final da sessão. Notem que existem nove questões teóricas que podem  (e aconselho a que o façam ) ser resolvidas antes da sessão - essas questões estão assinaladas na 1a. página do guia. Para verem o que se pretende com as questões 1.4, 2.3 e 3.3 (é de facto a mesma questão, mas relativa às 3 modulações binárias, ASK, FSK e PSK), vejam o ficheiro “Desmodulador_ASK” (que responde à questão 1.4), disponível na secção  "Laboratórios/Lab3".

Informações sobre o 1o Teste

24 abril 2017, 15:13 Maria Paula Dos Santos Queluz

O 1o Teste realiza-se dia  4 de Maio, das 18:00 às 20:00, nas salas 0-65, 0-67 e  0-69. Os alunos que pretendam realizar este teste têm de se inscrever via Fénix até às 23:00 do dia 1 de Maio.

Conteúdo do 1o Teste: toda a matéria leccionada até (inclusivé) as modulações digitais. Esta matéria corresponde ao bloco de slides com o título "Tecnologias básicas das Telecomunicações" e ainda ao bloco "Codificação para controlo de erros".

Horários de dúvidas (sala: 2N6.4) : para além do horário habitual ==  3as. feiras, das 10:00 às 11:00, haverá um horário extra na 3a. feira,2 de Maio, das 15:45 às 17:00.