Caderno de Exercícios

Colectânea de exercícios de preparação para o exame e a oral.

Caderno de Exercícios

Colectânea de exercícios de preparação para o exame e a oral.

Laboratório

Aqui disponibiliza-se o guia de laboratório, com instruções detalhadas sobre a utilização do software SAS e exercícios de preparação para os projectos, assim como os ficheiros de dados a usar nesses exercícios.

Os capítulos 3 e 4 são novos e diferentes do Guia de laboratório de 2005.

Instalação do SAS

A instalação do software SAS não é difícil mas requer o conhecimento prévio quer dos pacotes necessários, quer da criação de algumas contas de utilizadores no sistema.

Em baixo encontram-se disponíveis alguns ficheiros que facilitam a instalação do software disponível em "delta.ist.utl.pt\software\SAS 9.1.3 LEIC".

A licença será disponibilizada aos alunos no horário dos laboratórios.

NOVO: Para máquinas com IP dinâmico (atribuído automaticamente por DHCP), a instalação dos serviços tem de ser feita manualmente, não sendo possível a execução dos scripts anunciados no ficheiro instructions.html (gerado durante a execução do último passo de instalação). Sempre que surja a necessidade de introduzir o IP da máquina devem introduzir localhost. Aquando da criação dos utilizadores no SAS Management Console, devem introduzir o nomeDaVossaMáquina\nomeDoUtilizador (tal como criado no Windows).

MDX

Documentação sobre a linguagem MDX.

Slides

Aqui serão disponibilizados os slides de apoio às aulas teóricas, semanalmente à medida que forem sendo apresentados.

Additonal Information

Notes from exercises and additional Information...

Noas de SAD

New Course: Sistemas de Bases de Dados Inteligentes para Multimédia (SDIM)

Hoje em dia bases de dados de multimedia incluem um grande número de importantes aplicações comerciais tais como media-on-demand, sistemas de vigilância e sistemas médicos. Esta cadeira irá apresentar técnicas e algoritmos relevantes para o desenvolvimento e implementação de sistemas inteligentes de bases de dados de multimedia. Irá incluir tópicos técnicos tais como compressão, origem e papel desempenhado por metadata (MPEG, etc) assim também como multimédia e SQL. Problemas relativos à manipulação de dados multimédia, em particular em relação a questionar (content based information retrieval) índices e sumários serão abordados (spatial access methods, generic multimedia indexing, subspace method). Será mostrado que o modo como o sistema humano opera influencia os requerimentos e o design de aplicações de multimédia. Diferentes aspectos relacionados com a modelação de dados multimedia tais como redes semanticas e memórias associativas irão ser abordadas e estudadas. Para finalizar, a implementação da arquitectura de dados multimédia (client server system, storage parameters) irá ser usada como plataforma de demonstração.