Programa

Mestrado Bolonha em Urbanismo e Ordenamento do Território

Mestrado Integrado em Engenharia Civil

Programa

1 - Âmbito e objetivos do saneamento ambiental: conceitos fundamentais – ciclo urbano da água. Dados de base. 2 - Sistemas de abastecimento de água: uma perspetiva histórica e conceitos fundamentais; obras de captação e adução; instalações elevatórias; reservatórios; redes gerais de distribuição de água. 3 - Sistemas de águas residuais e pluviais: uma perspetiva histórica e atual; origem, quantificação e natureza das águas residuais; conceção e dimensionamento de redes gerais de drenagem de águas residuais; órgãos das redes gerais de drenagem; órgãos especiais em sistema de drenagem (sifões invertidos, descarregadores e instalações elevatórias); drenagem de águas pluviais em meio urbano. 4 – Introdução à qualidade da água. Conceitos básicos de tratamento de água para abastecimento público e de tratamento de águas residuais. Sistemas simplificados de saneamento apropriados a países em desenvolvimento.