Programa

Licenciatura Bolonha em Ciências de Engenharia - Engenharia do Território

Mestrado Integrado em Engenharia Civil

Programa

1 - Âmbito e objectivos do saneamento ambiental: conceitos fundamentais; 2 - As técnicas de engenharia ao serviço do Homem e das comunidades humanas; 3 - Sistemas de abastecimento de água: uma perspectiva histórica e conceitos fundamentais;3.1 - Obras de captação e adução; 3.2 - Instalações elevatórias; 3.3 - Reservatórios; 3.4 - Redes gerais de distribuição de água; 4 - Sistemas de águas residuais: uma perspectiva histórica e actual; 4.1 - Origem, quantificação e natureza das águas residuais; 4.2 - Concepção e dimensionamento de redes gerais de drenagem de águas residuais; 4.3 - Órgãos das redes gerais de drenagem; 4.4 - Instalações elevatórias; 5 - Conceitos básicos de qualidade da água, de tratamento de água para abastecimento público e de tratamento de águas residuais; 6 - Introdução aos sistemas de resíduos sólidos urbanos (recolha, transporte, tratamento e destino final).