Métodos de Avaliação

Indicações gerais

O Método de Avaliação de REDES DE COMPUTADORES considera a "participação activa" do estudante nas aulas Teóricas e Laboratoriais, e inclui componentes escritos tais como Relatórios de Trabalhos de Laboratório e análise/crítica a artigos relacionados, componentes de Apresentação/Demonstração oral (de exercícios ou simulações laboratoriais), assim como Testes (ou Exame) de avaliação de competências adquiridas.

Nas aulas Teóricas poderão ser realizados pequenos questionários de apoio relacionados com os tópicos abordados.

Os componentes escritos (relatórios e análise/crítica a artigos) são orientados a um estilo de escrita técnico-científica similar ao empregue num ambiente de trabalho de engenharia.

De notar que uma parcela significativa da nota final resultará de componentes escritas, pelo que esperamos que os estudantes tomem a escrita muito a sério neste curso.

Para a componente Laboratorial os estudantes terão que trabalhar em Grupos de 3 elementos que serão constituidos previamente ao início das aulas no sistema FenixEdu.

Os Testes (ou Exame) de avaliação de competências consistem tipicamente de questões numéricas e também de multipla-escolha (verdadeiro-falso ou selecção de opções).

Colaboração

O estudante não deverá executar trabalho em colaboração com outros colegas para alguns dos componentes de avaliação, tais como análise/críticas a artigos ou alguns dos trabalhos de laboratório. Em todos os outros componentes o estudante é encorajado a participar e discutir ideias com outros seus colegas, mas a parte escrita individual deve ser a do próprio e deve reconhecer/referenciar os contributos e ideias de outros, sejam eles colegas ou autores de artigos, livros ou outros documentos lidos.

Casos de Reinscrição

Para Estudantes em Reinscrição, as classificações anteriormente obtidas na componente prática de Laboratório, poderão eventualmente ser reutilizadas se, e só se, os trabalhos executados anteriormente forem "identicos", ou seja, do mesmo tipo, e com formulação similar aos da execução em curso.

Avaliação de Trabalhadores-Estudantes

Os Trabalhadores-Estudantes (com esse estatuto devidamente registado no sistema FenixEdu), que estejam impossibilitados de frequentar as aulas, seguem um processo de avaliação idêntico ao dos estudantes em regime normal, respeitando as mesmas datas de submissão de trabalhos/relatórios escritos, mas não tendo o seu nível de participação nas actividades executadas em aula, nomeadamente em grupos de trabalho laboratoriais, considerados para a avaliação.

Os Trabalhadores-Estudantes podem contudo, no início do semestre, assinar uma declaração em como prescindem do seu estatuto, preferindo adoptar a metodologia do regime normal.

Avaliação em Época Especial

Estudantes que optem pela avaliação em Época Especial seguem o mesmo método de desenvolvimento de trabalhos que o dos Trabalhadores-Estudantes, mas adaptando o processo para avaliação no período da Época Especial (Exame único e Relatórios de trabalhos laboratoriais).

Período de Recurso

Em Período de Recurso haverá a possibilidade de repescar um ou ambos os Testes de Avaliação.

Submissão de Provas Escritas

As provas escritas (relatórios, memorandos, etc.) são submetidas electronicamente em formato PDF.  O método de submissão será tipicamente feito no sistema FenixEdu ou de acordo com método indicado especificamente no enunciado da prova. Instruções sobre o processo de submissão de cada prova escrita serão publicadas com a devida antecedência.

POLÍTICA DE CLASSIFICAÇÕES:

A Nota Final será determinada em função do nível de participação nas actividades desenvolvidas, na qualidade dos trabalhos escritos (relatórios de trabalhos laboratoriais, etc.),  na(s) Apresentação(ões) efectuadas e também dos Testes de avaliação de competências.

A nota mínima para as componentes Teste e Laboratório é de 9,5 valores.

A Nota Final corresponderá à média ponderada dos componentes de avaliação (indicadas nas tabelas abaixo).

Para estudantes em regime Normal

Os componentes de avaliação e seus pesos são os seguintes (numa escala de 20 valores):

2 Testes, com possibilidade de repescagem

30% + 30%

6 Trabalhos Prácticos e de Laboratório (individuais e em grupo)

Outros componentes de participação activa (Questionários, etc.)

Bónus

Para Estudantes-Trabalhadores

2 Testes, com possibilidade de repescagem

30% + 30%