Capítulo 1 - INTRODUÇÃO (1 aula)

Apresentação. Esquema organizativo. Método de avaliação. Relação com as outras disciplinas do Ramo. Panorâmica geral do conteúdo da disciplina.

Capítulo 2 - PROPAGAÇÃO EM ESPAÇO LIVRE (½ aula)

Potência transmitida entre duas antenas. Intensidade de campo. Equação do radar.

Capítulo 3 - REFLEXÃO NO SOLO (3½ aulas)

Reflexão em terreno liso. Coeficientes de Fresnel. Dependência com os parâmetros geométricos e parâmetros eléctricos. Zona de interferência em Terra Plana. Zona de interferência em Terra Esférica. Factor de divergência.

Capítulo 4 - DISPERSÃO POR UMA SUPERFÍCIE RUGOSA (5 aulas)

Critério de Rayleigh. Formulação geral para o cálculo da potência dispersa. Aplicação aos feixes Hertzianos. Secção eficaz de dispersão por unidade de área de superfície rugosa. Simplificações. Dimensões da área efectiva de dispersão. Expressão da potência dispersa. Interpretação em termos de parâmetros normalizados. Ruído de clutter em radar.

Capítulo 5 - DIFRACÇÃO CAUSADA POR OBSTÁCULOS (3 aulas)

Formulação integral de Kirchhoff-Huygens. Classificação das zonas de radiação. Aplicação ao estudo da difracção por um semi-plano (obstáculo em lâmina). Expressão da atenuação para onda plana incidente. Interpretação do resultado. Caso de onda esférica incidente. Elipsóide de Fresnel. Critério de folga.

Capítulo 6 - DIFRACÇÃO EM TORNO DA TERRA (1 aula)

Formulação. Solução geral. Caso de antenas junto ao solo, e caso de antenas sobre-elevadas.

Capítulo 7 - CARACTERIZAÇÃO DO ÍNDICE DE REFRACÇÃO DA BAIXA ATMOSFERA (4 aulas)

Dependência do índice de refracção com os parâmetros. Trajectórias na atmosfera com estratificação horizontal. Raio de curvatura da trajectória. Conceito de raio equivalente. Índice de refracção modificado.

Capítulo 8 - PROPAGAÇÃO EM DUCTOS (3 aulas)

Condições meteorológicas de formação. Propagação de raios em ductos. Equações de onda para atmosfera com índice de refracção variável. Aplicação ao ducto superficial de perfil linear. Estudo do mecanismo de captação. Frequência de captação. Aplicação a ducto sobre-elevado, com perfil quadrático.

Capítulo 9 - EFEITO DOS GASES E CHUVA (2 aulas)

Absorção pelos gases. Absorção e dispersão pela chuva. Matriz de transmissão. Despolarização.

Capítulo 11 - DESVANECIMENTO (2 aulas)

Revisão de conceitos estatísticos. Características aleatórias da propagação na atmosfera. Tipos de flutuações. Distribuições de Rayleigh, Nakagami, Weibul, Rice, e log-normal. Técnicas de diversidade.

Capítulo __ ASPECTOS DE PROPAGAÇÃO EM SERVIÇOS DE RÁDIO MÓVEL (5 aulas)

Cenários para o rádio-móvel terrestre. Modelos determinísticos para ambientes exteriores. Ambientes de micro-célula, e macro-célula. Modelos estatísticos para ambientes exteriores.

Capítulo 10 - PROPAGAÇÃO VIA IONOSFERA (5 aulas)

Mecanismo de formação. Camada de Chapman. Representações aproximadas. Caracterização do índice de refracção na ausência do campo magnético terrestre. Ionosondagens. Interpretação. Propagação oblíqua. Curvas de transmissão.