Sumários

Partícula na Caixa

9 março 2010, 11:00 José Manuel Gaspar Martinho

Partícula livre na caixa a uma dimensão. Solução da equação de ondas e determinação da energia. Quantificação da energia. Determinação do valor médio (expectável) do momento linear e da posição da partícula. Interpretação física. Partícula livre na caixa a duas dimensões.  Representação gráfica das funções de onda. Caixa quadrada e estados degenerados. Rotação deuma partícula no plano XOY em torno de um eixo. Momento angular. Quantificação do momento angular. Energia cinética (rotação) da partícula.


Partícula livre a uma dimensão

4 março 2010, 09:30 José Manuel Gaspar Martinho

Equação de ondas. Solução da equação de ondas. Energia da partícula. Momento linear. Funções não próprias de operadores. alor médio (expectável). Princípio de incerteza de Heisenberg e comutatividade de operadores. Sobreposição de funções de onda com energia (momento linear) ligeiramente diferente e localização da partícula. Efieto de tunel. Microscópio de efeito de tunel.


Introdução à Mecânic aQuântica

3 março 2010, 11:30 José Manuel Gaspar Martinho

Mecância quântica e funão de onda. Equação de Schrödinger independente do tempo. Interpertação de Born da função de onda. Propriedades da função deonda. Operadores. Equação de valores próprios. Operadores Hermiteanos. Propriedades dos operadores hermiteanos e observáveis.


Mecânica classica e mecânica quântica

2 março 2010, 11:00 José Manuel Gaspar Martinho

Exemplos de objectos naturais e artificiais macrocópicos e microscópicos. Radiação Electromagnética(frequência, comprimento de onda, número de ondas, intensidade). Corpo negro. Espectro de emissão de um corpo negro. Aproximação clasica e catástrofe dio ultravioleta. Quantificação e constante de   Planck. Espectro de emissão do sol e determinação da temperatura do sol. Efeito fotoeléctrico e sua exsplicação. Fotomultiplicadores. Espectros atómicos. Lei de de Broglie. Difracção (interferências construtivas e destrutivas). Microscopia electrónica de Transmissão (TEM) e de Varrimento (SEM).


Apresentação

25 fevereiro 2010, 09:30 José Manuel Gaspar Martinho

Apresntação da disciplina.

Programa.

Bibliografia recomendada.

 Avaliação de conhecimentos