Lembrete da Alteração das regras de cálculo da nota do Exame de Recurso de Quimica

16 fevereiro 2022, 15:49 Joao Luis Alves Ferreira da Silva

Alteração das regras de cálculo da nota do Exame de Recurso de Quimica

ist12556 - 14 Dezembro 2021, 14:37

As regras de avaliação de Química e Química Geral foram alteradas relativamente ao cálculo da nota final do Exame de Recurso por diretiva do Conselho Pedagógico do IST e com a concordância da Coordenação destas Unidades Curriculares e dos Delegados dos vários cursos.

Assim a regra nº 5 passa a ter a seguinte redação:

“ 5. O Exame de Recurso (ER), irá decorrer presencialmente na 20ª semana de aulas, e avaliará sobre toda a matéria leccionada nas aulas teóricas e práticas, tendo a duração de 2 h. Este exame tem nota mínima de 7 valores. O aluno será aprovado se a Nota Final (NF)

NF = 0,2*L + 0,8*ER        ou          NF = 0,3*MAP + 0,2*L + 0,5*ER

for igual ou superior a 9,5/20 valores, contando a melhor das duas notas.”

Segundo esta nova redação a nota obtida nos MAPs poderá contar de novo para o cálculo da nota, valendo o Exame de Recurso 50% da mesma, ou não contar, o que fará com que o Exame de Recurso valha 80% da nota final. Será escolhida a hipótese que gerar o maior valor de nota final. Em ambas as hipóteses 20% da nota corresponde à nota das Fichas Laboratoriais, já definida.

Situação idêntica poderá ser aplicada aos alunos que foram admitidos em 2ª fase, mas de acordo com as percentagens ponderais apresentadas na regra 6, à semelhança do que já sucedeu para o cálculo da nota do Exame:

“ 6. No caso dos alunos que sejam admitidos no IST na 2ª ou 3ª fase do Concurso Nacional de Acesso, o peso das componentes MAP falhadas (10% cada na nota final da avaliação contínua) será transferido para a prova de Exame (E) ou de Exame de Recurso (ER), isto é um aluno de 2ª ou 3ª fase será aprovado à UC se a Nota Final (NF)

NF = (0,3 - 0,1*F)*MAP + 0,2*L+ (0,5 + 0,1*F)*E

ou  NF = (0,3 - 0,1*F)*MAP + 0,2*L + (0,5 + 0,1*F)*ER

for igual ou superior a 9,5/20 valores, em que F é o número de componentes MAPs falhadas. Os trabalhos laboratoriais falhados não serão recuperados no laboratório, resultando em que as componentes L de avaliação contínua falhadas poderão ser respondidas nas respectivas fichas de laboratório (1 e/ou 2), desde que estes alunos preparem o respetivo trabalho (através da leitura da técnica laboratorial no Guia de Laboratórios+visualização do vídeo do trabalho+realização dos questionários de validação) e visualizem o vídeo de execução correspondente.”

Estas alterações aplicam-se quer aos alunos que façam o Exame de Recurso para obter aprovação quer aos alunos que pretendam fazer Melhoria de Nota:

“ 10. Os alunos que forem aprovados na UC na época normal podem realizar o Exame de Recurso para efeitos de melhoria de nota, contando a melhor das três notas

NF = 0,3*MAP + 0,2*L + 0,5*E    ou    NF = 0,2*L + 0,8*ER    ou    NF = 0,3*MAP + 0,2*L + 0,5*ER

para o cálculo da Nota Final (ver pontos 4 e 5).”