Objectivos

Mestrado Bolonha em Ciência e Engenharia Moleculares / Molecular Science and Engineering

A frequência da UC Química Computacional I dará ao estudante um conhecimento básico das metodologias baseadas na Química Quântica (QQ) com enfase nas suas aplicações práticas em projetos científicos multidisciplinares. Após um semestre intensivo o estudante estará cientificamente educado para compreender a literatura científica que contenha uma forte componente interpretativa baseada em metodologias QQ, assim como o jargão próprio desta área científica. Estratégias para o desenho de novos compostos, estabelecimento de relações estrutura-propriedade e estudos mecanísticos serão fornecidas através da execução, pelo aluno, de um projeto multidisciplinar. As vantagens, obstáculos e limites de aplicação das metodologias mais populares (Hartree-Fock, Teoria das Perturbações, Interação de Configuração, DFT, TDDFT, Metodologias Geminais e a sua correspondente dependente do tempo) serão discutidas e uma seleção delas aplicadas no projeto transdisciplinar.