Sumários

Entalpia e suas propriedades

4 março 2010, 09:30 Joaquim Jose Moura Ramos

Energia e entalpia. Capacidades caloríficas a pressão e a volume constante. Diferença Cp-Cv para o gás perfeito. Princípio da equipartição da energia. Valores de Cp e Cv para o gás perfeito monoatómico e diatómico. Transformações adiabáticas; equação da adiabática de um gás perfeito. Variação da entalpia de uma substância pura com a temperatura: aquecimentos e arrefecimentos, transições de fase.

Primeira lei da Termodinâmica

1 março 2010, 09:30 Joaquim Jose Moura Ramos

Afastamento dos gases ao comportamento perfeito: gases reais. Forças intermoleculares atractivas e repulsivas: potencial intermolecular. Equilíbrio líquido-vapor e isotérmica de condensação. Pressão de saturação. Equação de van der Waals: significado dos seus parâmetros, sucessos e fracassos. Aquecimentos e arrefecimentos: capacidade calorífica e capacidade calorífica específica. Princípio da conservação da energia. Funções de estado. Conceito de entalpia. Calores específicos a volume constante e a pressão constante.

26 fevereiro 2010, 09:30 Anabela Catarino Fernandes

Funcionamento da componente laboratorial da disciplina: regras, organização dos alunos em grupos, distribuição dos trabalhos por grupo ao longo do semestre, avaliação de conhecimentos e apresentação dos trabalhos práticos a realizar.

26 fevereiro 2010, 08:00 Anabela Catarino Fernandes

Apresentação. Revisão de conceitos

25 fevereiro 2010, 09:30 Joaquim Jose Moura Ramos

Apresentação da disciplina: funcionamento, programa, avaliação.

Revisão de conceitos de termodinâmica. Sistemas simples e complexos, variáveis de estado. Gás perfeito e sua equação de estado. Estados de equilíbrio e de não-equilíbrio. Transformações reversíveis e irreversíveis. Expansões e compressões: conceito de trabalho. Cálculo do trabalho em diferentes transformações de um gás perfeito.