Métodos de Avaliação

Método de Avaliação

A avaliação de conhecimentos da cadeira tem dois componentes:

Componente teórica (60%): composta por um exame;

Componente prática (40%): composta por um projecto de programação (35%) e um trabalho de casa (5%).

Para obter aprovação na cadeira, a nota quer da componente teórica quer do projecto terá de ser superior ou igual a 9,5 valores. A nota final será calculada por uma média ponderada da classificação obtida nas duas componentes da avaliação. Todos os componentes da avaliação têm que ser realizados no mesmo semestre lectivo.

Todas as notas serão colocadas na página da cadeira, podendo ser contestadas nas duas semanas seguintes à sua colocação. Após esse período de duas semanas as notas são consideradas definitivas e não se aceitam reclamações seja qual for o pretexto.

Todo o aluno que for encontrado a copiar ou a deixar copiar numa dada prova terá a classificação de zero valores nessa prova. Trabalhos iguais, ou muito semelhantes, serão classificados com zero valores. Código plagiado da net é considerado cópia, mesmo que referenciado.

Avaliação da parte teórica

A avaliação da componente teórica consiste num exame. A inscrição para a realização do exame é obrigatória e deverá ser efectuada através da página da cadeira, com uma antecedência mínima de 2 dias úteis. Não se garante aos alunos não inscritos a possibilidade de realizarem a sua avaliação, ficando isso dependente da disponibilidade de recursos na altura da prova. A avaliação no exame incide sobre toda a matéria leccionada nas aulas teóricas e nas aulas práticas, incluindo a linguagem Common Lisp.

Projecto

O projecto deve ser realizado em grupo, sendo o número máximo de elementos de cada grupo indicado no enunciado do projecto. Grupos com menos alunos são permitidos mas vivamente desencorajados. Não serão, sob pretexto algum, permitidos grupos com mais alunos.

O projecto deve compreender uma listagem do programa e um relatório descrevendo os seus resultados, e deve ser entregue dentro de uma capa plástica ou encadernado. A capa deve apresentar visivelmente o número do grupo e os números e nomes dos alunos a que corresponde. Projectos que não sejam entregues nestas condições serão penalizados com três valores.

Trabalho de casa (trabalho individual)

O trabalho de casa será um pequeno trabalho prático sem necessidade de elaboração de relatório. O trabalho de casa deve ser realizado individualmente.

Melhorias de nota

Os alunos que desejem realizar melhoria de nota, tendo obtido aprovação à cadeira no ano lectivo anterior (de acordo com as regras do IST), devem proceder à sua inscrição na secretaria de graduação do IST na altura devida. A melhoria tem ser efectuada em todas as componentes da avaliação da cadeira (teórica e prática).

Orais

As provas orais estão sujeitas ao regulamento geral do IST: podem ser solicitadas pelo Professor Responsável da Disciplina ou pelo aluno, e as condições de admissão às provas orais são estabelecidas pelo Professor Responsável da Disciplina.

Poderão ser solicitadas orais pelos docentes da cadeira quando um aluno apresenta notas muito díspares nos vários componentes de avaliação (por exemplo, nota alta no projecto e nota baixa no exame, globalmente ou em perguntas relacionadas com o projecto).

São aceites pedidos de prova oral por parte de um aluno quando a sua nota final for superior ou igual a 16 valores. Quando um aluno é submetido a prova oral, a nota obtida nessa oral será a nota final da cadeira.

Época especial

Tal como indicado acima, para obter aprovação à cadeira é necessário realizar um projecto de programação e um trabalho de casa. Em época especial a avaliação da parte prática aproveitará as notas do trabalho individual e do projectos realizados durante o semestre, ou corresponderá à nota de um projecto a realizar durante a época especial.

Os alunos interessados em efectuar o exame de época especial devem entrar em contacto com o corpo docente antes do início do período de época especial.