Métodos de Avaliação
ACTIVIDADES E AVALIAÇÃO:
O Método de Avaliação considera a Realização da Actividade aprovada (a que cada aluno se havia candidatado) e a participação activa quer nas sessões seminais ou formativas, quer na informação de progresso prestada e na resposta a inquéritos periódicos.
- Mesmo que as actividades sejam efectuadas em Grupo, a avaliação será sempre individual.
- No caso de Actividade em Grupo, o aluno com IST ID mais baixo
será o responsável pela garantia de submissão do Relatório de
Actividade do Grupo.
No decurso do período lectivo e de execução das actividades, os alunos terão que responder a Inquéritos e Relatórios de Progresso e interagir com a Equipa de Coaching que lhes seja atribuída.
Com a conclusão das actividades do curso cada aluno terá que
preparar e submeter os seguintes Relatórios escritos:
- No caso de Actividade executada Individualmente
- Relatório de Actividade (Individual) — É um
relatório muito objectivo, factual, que descreve o propósito da
actividade, as tarefas efectuadas durante a actividade, o
ambiente em que ocorreu, as eventuais condicionantes, etc.
- Relatório de Aprendizagem (Individual) — É um relatório de Reflexão pessoal no qual se descrevem as aprendizagens não curriculares em termos de competências transversais (Soft-Skills) adquiridas/melhoradas, as experiências vivenciadas e o nível de maturidade adquirido como indivíduo e/ou profissional.
- No caso de Actividade executada Em Grupo
- Relatório de Actividade (do Grupo) — É um relatório colectivo escrito por todos os membros do Grupo, muito objectivo, factual, que descreve o propósito da actividade, as tarefas efectuadas durante a actividade, o ambiente em que ocorreu, as eventuais condicionantes, etc. O relatório tem que indicar e identificar todos os elementos do Grupo como co-autores do relatório, e tem que mencionar o papel desempenhado individualmente por cada membro do grupo. O Relatório de Grupo, apesar de escrito por todos os elementos do Grupo, será apenas submetido pelo aluno com IST ID mais baixo.
- Relatório de Aprendizagem (Individual) —
Mesmo que a actividade tenha sido desempenhada em grupo, cada
aluno produz um relatório individual, de Reflexão pessoal,
sintético, descrevendo as aprendizagens não curriculares em
termos de competências transversais (Soft-Skills)
adquiridas/melhoradas, as experiências vivenciadas e o nível de
maturidade adquirido como indivíduo e/ou profissional, e como
bom cooperante em trabalho de grupo.
- Relatório de Avaliação de Grupo (Individual) — Para actividades em Grupo cada membro do grupo terá que incluir juntamente com o seu Relatório de Aprendizagem, um Relatório de Avaliação de Grupo, onde efectua a sua avaliação pessoal em relação a todos os elementos do grupo, incluindo a própria (auto-avaliação).
AVALIAÇÃO PARA ALUNOS COM ESTATUTO DE
TRABALHADOR-ESTUDANTE (COMPROVADO NO SISTEMA FÉNIX)
Os alunos com estatuto de trabalhador-estudante seguem o
mesmo método de candidatura a actividades, as mesmas condições de
execução das actividades e de avaliação (as mesmas datas limite de
submissão dos Relatórios).
AVALIAÇÃO PARA ALUNOS EM ÉPOCA ESPECIAL
(DEVIDAMENTE INSCRITOS NESSA CONDIÇÃO !)
Os alunos inscritos em Época Especial de Avaliação seguem
o mesmo método de candidatura a actividades e de avaliação, com as
mesmas datas de execução das actividades, mas com a avaliação
efectuada apenas em Época Especial.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
A nota final é atribuída numa escala de 0-20 (nota < 9.5 --> Reprovado):
- Execução da Actividade e sua Descrição: 6 valores
- Reflexão sobre as Aprendizagens: 8 valores
- Qualidade dos Relatórios (documento): 2x2 valores
- Participação Activa (aulas, "feedbacks" e inquéritos): 2 valores
NOTE BEM: No critério "Participação Activa" consideram-se vários factores, tais como o índice de participação nas aulas, os "feed-backs" próprios e os dos Promotores das Actividades, e a resposta a inquéritos. Nos caso de Actividades de Auto-Iniciativa que tenham sido concluídas antes do período lectivo, o critério de "Participação Activa" considera os mesmos factores, mas devidamente ajustados nomeadamente em relação ao tipo de "feed-backs" requeridos.
- A não apresentação de candidatura a Actividades, nos prazos estabelecidos, será sempre interpretada como "desistência" da disciplina, sendo o aluno excluído do processo de avaliação em período normal.
- Candidaturas incompletas (menos de 3 Actividades) são interpretadas como incumprimento, sujeitas à "penalização" de 1 valor na avaliação final.