Métodos de Avaliação

ACTIVIDADES E AVALIAÇÃO:

O Método de Avaliação considera a Realização da Actividade aprovada (a que cada aluno se havia candidatado) e a participação activa quer nas sessões seminais ou formativas, quer na informação de progresso prestada e na resposta a inquéritos periódicos.

• Mesmo que as actividades sejam efectuadas em Grupo, a avaliação será sempre individual.
  • No caso de Actividade em Grupo, o aluno com IST ID mais baixo será o responsável pela garantia de submissão do Relatório de Actividade do Grupo.

No decurso do período lectivo e de execução das actividades, os alunos terão que responder a Inquéritos e Relatórios de Progresso e interagir com a Equipa de Coaching que lhes seja atribuída.

Com a conclusão das actividades do curso cada aluno terá que preparar e submeter os seguintes Relatórios escritos:

1. No caso de Actividade executada Individualmente
  1. Relatório de Actividade (Individual) — É um relatório muito objectivo, factual, que descreve o propósito da actividade, as tarefas efectuadas durante a actividade, o ambiente em que ocorreu, as eventuais condicionantes, etc.
  2. Relatório de Aprendizagem (Individual) — É um relatório de Reflexão pessoal no qual se descrevem as aprendizagens não curriculares em termos de competências transversais  (Soft-Skills) adquiridas/melhoradas, as experiências vivenciadas e o nível de maturidade adquirido como indivíduo e/ou profissional.
  1. No caso de Actividade executada Em Grupo
  1. Relatório de Actividade (do Grupo) — É um relatório colectivo escrito por todos os membros do Grupo, muito objectivo, factual, que descreve o propósito da actividade, as tarefas efectuadas durante a actividade, o ambiente em que ocorreu, as eventuais condicionantes, etc. O relatório tem que indicar e identificar todos os elementos do Grupo como co-autores do relatório, e tem que mencionar o papel desempenhado individualmente por cada membro do grupo. O Relatório de Grupo, apesar de  escrito por todos os elementos do Grupo, será apenas submetido pelo aluno com IST ID mais baixo.
  2. Relatório de Aprendizagem (Individual) — Mesmo que a actividade tenha sido desempenhada em grupo, cada aluno produz um relatório individual, de Reflexão pessoal, sintético, descrevendo as aprendizagens não curriculares em termos de competências transversais  (Soft-Skills) adquiridas/melhoradas, as experiências vivenciadas e o nível de maturidade adquirido como indivíduo e/ou profissional, e como bom cooperante em trabalho de grupo.
  3. Relatório de Avaliação de Grupo (Individual) — Para actividades em Grupo cada membro do grupo terá que incluir juntamente com o seu Relatório de Aprendizagem, um Relatório de Avaliação de Grupo, onde efectua a sua avaliação pessoal em relação a todos os elementos do grupo, incluindo a própria (auto-avaliação).

AVALIAÇÃO PARA ALUNOS COM ESTATUTO DE TRABALHADOR-ESTUDANTE (COMPROVADO NO SISTEMA FÉNIX)
Os alunos com estatuto de trabalhador-estudante seguem o mesmo método de candidatura a actividades, as mesmas condições de execução das actividades e de avaliação (as mesmas datas limite de submissão dos Relatórios).

AVALIAÇÃO PARA ALUNOS EM ÉPOCA ESPECIAL (DEVIDAMENTE INSCRITOS NESSA CONDIÇÃO !)
Os alunos inscritos em Época Especial de Avaliação seguem o mesmo método de candidatura a actividades e de avaliação, com as mesmas datas de execução das actividades, mas com a avaliação efectuada apenas em Época Especial.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

A nota final é atribuída numa escala de 0-20 (nota < 9.5 --> Reprovado):

1. Execução da Actividade e sua Descrição: 6 valores
  2. Reflexão sobre as Aprendizagens: 8 valores
  3. Qualidade dos Relatórios (documento): 2x2 valores
  4. Participação Activa (aulas, "feedbacks" e inquéritos): 2 valores

NOTE BEM: No critério "Participação Activa" consideram-se vários factores, tais como o índice de participação nas aulas, os "feed-backs" próprios e os dos Promotores das Actividades, e a resposta a inquéritos. Nos caso de Actividades de Auto-Iniciativa que tenham sido concluídas antes do período lectivo, o critério de "Participação Activa" considera os mesmos factores, mas devidamente ajustados nomeadamente em relação ao tipo de "feed-backs" requeridos.

INCUMPRIMENTO E PENALIZAÇÕES:
  1. A não apresentação de candidatura a Actividades, nos prazos estabelecidos, será sempre interpretada como "desistência" da disciplina, sendo o aluno excluído do processo de avaliação em período normal.
  2. Candidaturas incompletas (menos de 3 Actividades) são interpretadas como incumprimento, sujeitas à "penalização" de 1 valor na avaliação final.