A framework po-uilib

A framework de interacção com o utilizador po-uilib tem como objectivo principal facilitar a concretização da interface com o utilizador das aplicações a desenvolver no contexto da disciplina Programação com Objectos.

A interacção com o utilizador suportada por esta framework é realizada através das entidades MenuForm e Display (e mais algumas classes auxiliares) presentes no package pt.tecnico.uilib.menus. Resumidamente, um menu representa uma lista de opções que o utilizador pode escolher;  um formulário representa um conjunto de informações que o utilizador precisa de inserir numa dada interacção, e os resultados da realização de uma dada funcionalidade da aplicação devem ser apresentados ao utilizador através da entidade Display.

As várias opções dos menus são concretizadas por classes derivadas de pt.tecnico.uilib.menus.Command. Estas classes derivadas têm que ser concretizadas pelo programador da aplicação. Nas seguintes sub-secções descrevem-se com detalhe as várias entidades da framework que um programador vai precisar de manipular quando estiver a desenvolver a sua aplicação: MenuFormDisplay e Command.

Nota: Antes de terminar a aplicação é necessário invocar o método close() sobre a referência guardada no atributo estático UI da classe pt.tecnico.uilib.Dialog por forma a indicar que a interacção com o utilizador suportada pela framework po-uilib terminou, e portanto todos os recursos utilizados pela framework para suportar a interacção podem ser libertados e a aplicação pode realmente terminar (caso assim queira). A não invocação deste método no fim da aplicação pode significar que a aplicação não termine, dependendo do tipo de interface com o utilizador (textual, gráfica ou web) que tenha sido escolhido). Normalmente, este método deverá ser invocado no método main da aplicação após a execução do menu principal da aplicação.

Código e Documentação Javadoc da Framework

Código fonte da framework de interacção com o utilizador: po-uilib-source.jar

Framework de interacção com o utilizador compilado para a versão 1.15 do Java: po-uilib.jar

Javadoc da framework de interação com o utilizador.