1º e 2º testes PE Recurso - exclusivamente online

23 janeiro 2021, 12:35 Manuel Cabral Morais

Data e horários

- 4 de Fevereiro (5ª feira):

- 1º Teste, das 11:30 às 12:45 de Lisboa;

- 2º Teste, das 15:00 às 16:15 de Lisboa.

Inscrição electrónica

- Continua a ser obrigatória.

Período de inscrição

- 16 de Janeiro (00:01) a 29 de Janeiro (23:59).

Matéria 1º teste

- Capítulos 2, 3, 4 e 5

(completos e correspondentes à matéria de Probabilidades).

Matéria 2º teste

- Capítulos 6, 7, 8 e 9

(completos e correspondentes à matéria de Estatística).

Figurino, realização e submissão dos testes

- O enunciado de cada prova consistirá em 5 questões de entrada numérica ou escolha múltipla (com apenas uma opção correcta).

- A realização e submissão dos testes electrónicos faz-se nas áreas pessoais do fénix (barra de navegação à esquerda; “fichas de trabalho”):

- 1º Teste, das 11:30 às 12:45 de Lisboa;

- 2º Teste, das 15:00 às 16:15 de Lisboa.

- Importa notar também que não serão aceites quaisquer pedidos de submissão de respostas após os períodos de realização e submissão acima.

Material permitido

- Esferográfica/caneta

- Máquina de calcular (não é permitido o uso de calculadoras gráficas)

- Tabelas estatísticas

- Formulário

São permitidas somente calculadoras simples, não alfanuméricas, não programáveis, incluindo calculadoras científicas, desde que satisfaçam cumulativamente as seguintes condições: ter, pelo menos, as funções básicas +, -, *, /, raiz quadrada, raiz cúbica; ser silenciosa; não necessitar de alimentação exterior localizada; não ter cálculo simbólico (CAS); não ter capacidade de comunicação à distância; não ter fitas, rolos de papel ou outro meio de impressão.

a) É expressamente proibido:

- usar material que não o facultado ou permitido;

- resolver a prova a lápis;

- manusear telemóveis ou tê-los em local visível durante a realização da prova.

b) Durante o período de realização do teste não esclareceremos quaisquer dúvidas sobre o enunciado da prova.

c) Recordamos que, ao submeter a avaliação online, declaram por vossa honra que resolveram o teste utilizando apenas material autorizado, de forma autónoma e sem trocar qualquer informação por qualquer meio, com qualquer pessoa ou repositório de informação, físico ou virtual.

Muito importante

a) Anotem as vossas respostas numa folha de rascunho. Notem que a instância do teste electrónico de cada aluna/o é sempre a mesma durante o seu período de realização e submissão do teste, pelo que não há necessidade de refazerem cálculos caso façam “refresh” da sessão.

b) Certifiquem-se que a vossa sessão do fénix está activa antes de submeterem as vossas respostas. Verifiquem que as respostas submetidas são as que pretendem efectivamente submeter.

c) Não efectuem arredondamentos nos vossos cálculos intermédios ou finais. Utilizem o material (tabelas, máquinas de calcular, calculadores online) que produza mais casas decimais.

d) Submetam as vossas respostas pelo menos uma vez durante o período de realização e submissão do teste electrónico. Só se guardam as respostas da última submissão. No entanto, atentem que, caso tenham submetido alguma resposta a uma questão de escolha múltipla, não será possível remover essa resposta sem que selecionem outra resposta. Notem também que antes de submeterem pela primeira vez as vossas respostas, é possível recarregar a página e limpar todas as respostas de questões de escolha múltipla, depois da primeira submissão, já não.

e) Uma resposta incorrecta a uma questão de entrada numérica não resulta em qualquer penalização na pontuação; a penalização por cada resposta incorrecta a uma questão de escolha múltipla é de 1/3 (e a pontuação associada é de -1/3), por forma a que o valor esperado da pontuação seja igual a 0, caso respondam aleatoriamente.

f) Contamos que a correcção automática será efectuada e divulgada nas vossas áreas do fénix.

Convém relembrar que:

- um “tick verde” assinala uma resposta correcta a uma questão de entrada numérica ou de escolha múltipla;

- uma “cruz vermelha” assinala uma resposta incorrecta a uma questão de entrada numérica ou de escolha múltipla;

- uma circunferência a verde assinala a resposta correcta a uma questão de escolha múltipla, quer tenham respondido ou não a esta questão;

- caso não tenham submetido uma resposta a questão de entrada numérica, não surge nem um “tick verde” nem uma “cruz vermelha”.