Programa

Programação e Computação para Arquitectura

Mestrado Integrado em Arquitetura

Programa

A cadeira tem um módulo principal e um módulo secundário. O módulo principal visa dotar o alunos dos conhecimentos básicos necessários ao desenvolvimento de ferramentas informáticas para apoio do projecto. Aqui incluem-se os modelos teóricos e uma linguagem de programação (Autolisp). O segundo módulo introduz os fundamentos da produção assistida por computador, onde se incluem as diversos sistemas de prototipagem rápida e de digitalização tridimensional. As aulas possuem uma componente teórica e uma práctica. Na componente teórica introduzem-se os temas básicos relacionados necessários ao desenvolvimento de sistemas generativos, incluindo a representação de conhecimento (desenho paramétrico, gramáticas de forma, algoritmos genéticos, cellular automata, etc.) e a programação de formas arquitectónicas (expressões simbólicas, estruturas de controlo, funções cíclicas, estruturas de dados, etc.), bem como temas de desenvolvimento (prototipagem rápida e digitalização 3D). Na parte práctica introduzem-se os rudimentos da linguagem de programação, explica-se o funcionamento do equipamento de prototipagem e apoiam-se os alunos na execução dos exercícios.