Métodos de Avaliação

A avaliação é entendida como um processo sistemático destinado a determinar a extensão em que os objectivos específicos da disciplina foram alcançados pelos alunos. A classificação final resulta de uma avaliação contínua do percurso do aluno sendo considerados quatro factores: 1.Apreensão dos objectivos do trabalho: coerência da solução proposta face ás limitações impostas pelo problema; 2. Compreensão de conceitos utilizados; 3. Capacidade de representação e transmissão das ideias e dos conceitos; 4 Capacidade de pesquisa e reflexão: atitude autónoma e criativa; procura de conhecimentos; domínio de informação factual; localização de fontes de informação SEMESTRE 2: EXERCÍCIO 1 [E1] TEMA: A FORMA ARQUITECTÓNICA - ESTRUTURAR E EDIFICAR ESPAÇO(S) OBJECTIVO: COMPREENSÃO DO CONCEITO DE ORDEM E DE ESTRUTURA DO ESPAÇO ARQUITECTÓNICO E DOS SEUS ELEMENTOS DE MODELAÇÃO. DESENVOLVIMENTO Manipulação e assemblagem de uma série repetitiva de elementos curvos laminares com dimensões pré-determinadas do tipo cascas metálicas (autoportantes) de cobertura. CRONOGRAMA lançamento do exercício 25 Fev (2ª feira) apresentação 12 Mar (4 feira) entrega 14 Mar (6ª feira) EXERCÍCIO 2 [E2] TEMA: ANÁLISE SEQUENCIAL DE UM PERCURSO À ESCALA URBANA OBJECTIVO: COMPREENSÃO DO ESPAÇO URBANO: LEITURA E REGISTO DOS ATRIBUTOS VISUAIS DESENVOLVIMENTO Ao longo do percurso, vai deparar-se com uma sucessão de LUGARES com vivências e características morfológicas distintas, o que lhe permitirá recolher experiências múltiplas e proceder à LEITURA EMPÍRICA DOS ATRIBUTOS VISUAIS DO ESPAÇO CONSTRUÍDO. Sabendo que o processo de leitura/interpretação do LUGAR ocorre em função de acções móveis (ANDAR + OLHAR), este trabalho constitui uma oportunidade para explorar o processo de apreensão da forma arquitectónicaa, i.e. como se dá a passagem do VISTO para o COMPREENDIDO. CRONOGRAMA lançamento do exercício 14 Março (6ª feira) apresentação 2 Abril (4 feira) entrega 4 Abril (6ª feira) EXERCÍCIO 3 [E3] TEMA: RELAÇÃO ENTRE A DIMENSÃO URBANA E O ESPAÇO ARQUITECTÓNICO OBJECTIVO CONTROLO DO ESPAÇO URBANO, A PARTIR DA MANIPULAÇÃO DA ESCALA E DA DIMENSÃO DESENVOLVIMENTO COMPOSIÇÃO ARQUITECTÓNICA: Criar uma configuração espacial à escala urbana baseada numa sucessão de espaços distintos, i.e. num sistema de percursos, de acordo com os conhecimentos adquiridos nas análises desenvolvidas no E2. CRONOGRAMA lançamento do exercício 4 Abril (6ª feira) apresentação 23 Abril (4 feira) entrega 28 Abril (2ª feira) EXERCÍCIO 4 [E4] TEMA: ANÁLISE SEQUENCIAL DE UM PERCURSO À ESCALA ARQUITECTÓNICA OBJECTIVO: COMPREENSÃO DO ESPAÇO ARQUITECTÓNICO PELA LEITURA EM PERCURSO DESENVOLVIMENTO No objecto arquitectónico seleccionado (estudo de caso), identifique um (ou vários) percurso(s) de forma a explorar o conceito de promenade architecturale., i.e. a valorização do percurso como uma estratégia conceptual. CRONOGRAMA lançamento do exercício 28 Abril (6ª feira) apresentação 14 Maio (4 feira) entrega 16 Maio (6ª feira) EXERCÍCIO 5 [E5] TEMA: A FORMA ARQUITECTÓNICA - ESCALA DA EDIFICAÇÃO OBJECTIVO MANIPULAÇÃO DE UMA CONFIGURAÇÃO ESPACIAL À ESCALA DA EDIFICAÇÃO DESENVOLVIMENTO Considere o objecto arquitectónico desenvolvido no Exercício 1 [E1]. Assuma que se trata de uma configuração espacial destinada a ser percorrida e acomodar a função ESTAR, contextualizada à malha urbana em função duma localização num troço do percurso que analisou no exercício 2 [E2]. CRONOGRAMA lançamento do exercício 16 Maio (6ª feira) apresentação 4 Junho (4 feira) entrega 9 Junho (2ª feira)