Sumários

Filtração

9 junho 2010, 16:00 Maria Tereza Angelino Reis

Integração da equação geral de filtração para o caso de pressão constante após um período inicial a fluxo constante. Determinação da resistência específica do bolo de filtração e da resistência do meio filtrante. Resolução do Problema III.8. Coeficiente de compressibilidade de um bolo de filtração: exemplo prático de aplicação.


Filtração

2 junho 2010, 16:00 Maria Tereza Angelino Reis

Teoria clássica da filtração: equação de Darcy, equação de Kozeny e equação geral da filtração. Filtração a fluxo constante e filtração a pressão constante. Volume de filtrado equivalente em resistência ao meio filtrante. Resolução do Problema III.7.


Fluidização e transporte pneumático

26 maio 2010, 16:00 Maria Tereza Angelino Reis

Conceito de esfericidade de uma partícula: exemplos.

Leitos fluidizados: determinação da velocidade mínima de fluidização a partir de resultados experimentais. Cálculo da velocidade mínima de fluidização teórica. Determinação da velocidade mínima de transporte. Exemplo prático de aplicação (problema de exame, 11-07-09).


Leitos porosos

19 maio 2010, 16:00 Maria Tereza Angelino Reis

Aplicação do método de Carman: cálculo do caudal volumétrico de fluido que atravessa um leito poroso; determinação da área específica; perda de carga em dois troços com diferentes enchimentos. Conclusão do Problema IV.3. Resolução do Problema IV.8.


Sedimentação impedida: suspensões finas e suspensões grossas

18 maio 2010, 16:30 Ana Paula Vieira Soares Pereira Dias

Resolução dos problemas II.15 e II.16 sobre sedimentação impedida. Calculo da porosidade com base na concentração mássica de sólidos em suspensão. Equação de Richardson e Zaki.

Perda de caraga em leitos prorosos: equação de Carman e Ergun. Resolução do problema IV.3