Aula laboratorial A1 (TP1)

25 fevereiro 2019, 14:30 Cristina Anjinho Viegas

Os alunos preparam e esterilizam meios de cultura sólidos e líquidos, e têm contacto com técnicas de assépsia e de esterilização, inoculação de meios de cultura sólidos (repicagem) e técnicas de isolamento de colónias, no contexto de um conjunto de experiências com o tema “Iniciação à investigação do mundo microbiano que nos rodeia”, nomeadamente:

1) Isolamento e enumeração de colónias de bactérias e fungos miceliais em amostras ambientais (p.ex. solo, folhas, flores ou frutos em decomposição, etc.) recolhidas e trazidas por cada grupo de alunos. Este trabalho permite praticar a técnica das diluições sucessivas e plaqueamento em meio sólido para isolamento de colónias de microrganismos e estimar a concentração de Unidades Formadoras de Colónia (UFC) numa amostra. Neste contexto, os alunos resolvem exercício na aula com vista ao cálculo da concentração de UFC na amostra (expressa em UFC / g de amostra analisada) com base em conjunto de resultados hipotéticos fornecidos. Pretende-se também que os alunos observem a diversidade da microflora cultivável presente nas amostras em causa com base na observação das características morfológicas das colónias isoladas em cada um dos meios de cultura usados.

2) Isolamento de colónias de microrganismos cultiváveis presentes na superfície da pele dos dedos, antes e depois de lavar as mãos, e a partir de amostras recolhidas na superfícies de objectos, equipamentos ou materiais que usamos / onde tocamos  no dia-a-dia (superfícies de moedas, telemóveis, maçanetas, etc.).

Os alunos voltarão ao laboratório daqui a 3-5 dias para completar as observações experimentais (observação e contagem das colónias de microrganismos).