Sumários

Diversidade metabólica e funcional entre os microrganismos nos ambientes naturais (I)

24 abril 2018, 11:00 Cristina Anjinho Viegas

Classes nutricionais principais dos microrganismos e diversidade metabólica (geral). Importância do metabolismo energético nos microrganismos (revisão). Discussão sobre importância da diversidade metabólica microbiana e o papel de microrganismos nos ambientes naturais (produtores primários de matéria orgânica, decompositores / mineralizadores e consumidores). Relação dos microrganismos com o oxigénio; habitat e tipos de metabolismo principais (alguns exemplos); stresse oxidativo e enzimas protectoras nos microrganismos. Papel de microrganismos organoquimiotróficos que realizam respiração aeróbia na mineralização de matéria orgânica nos ambiente naturais; caso-estudo: papel do oxigénio no catabolismo de compostos orgânicos poluentes no ambiente por bactérias do género Pseudomonas e outros microrganismos ambientais (monooxigenases e dioxigenases e vias de biodegradação de hidrocarbonetos do petróleo). Respiração anaeróbia e diversidade em termos de aceitadores finais de electrões e produtos finais principais: bactérias desnitrificantes (casos da Escherichia coli e de espécies do género Pseudomonas), bactérias redutoras de sulfato, bactérias acetogénicas e bactérias metanogénicas, e sua  relevância ambiental.

23 abril 2018, 15:30 Leonilde Morais Moreira

Na primeira parte da aula procedeu-se à avaliação da susceptibilidade de bactérias Gram-negativas a diversos antibióticos  com diferentes modos de ação (inibidores da síntese de peptidoglicano, da replicação de DNA ou da síntese de proteínas).

Na segunda parte da aula procedeu-se à avaliação da capacidade para fermentar diversos açucares, utilizar diversos substratos para crescimento e hidrolizar enzimaticamente diversas moléculas, em bactérias Gram-positivas e Gram-negativa.

Discussão com os alunos do relatório das 2ª e 3ª sessões laboratoriais (A2 e A3)

Controlo microbiano por agentes antimicrobianos químicos (conclusão)

20 abril 2018, 10:00 Cristina Anjinho Viegas

Antibióticos antibacterianos: alvos biológicos principais na célula procariótica e discussão com os alunos sobre a sua toxicidade selectiva. Antibióticos antifúngicos: alvos biológicos e toxicidade selectiva. Desinfectantes, anti-sépticos e esterilizantes; alguns exemplos e modos de ação. Exemplos de aplicação de agentes antimicrobianos em diversos materiais (actividade industrial). Resistência a agentes antimicrobianos em bactérias, com enfase na resistência a antibióticos antibacterianos; exemplo: mecanismos conhecidos subjacentes à resistência a penicilina G (antibiótico b-lactâmico) em bactérias Gram positivas e Gram negativas; peniclina G (natural) versus penicilinas semi-sintéticas. Mecanismos celulares principais envolvidos na resistência a antibióticos (geral). Processos envolvidos na aquisição de resistência a agentes antimicrobianos (transferência horizontal de material genético (plasmídeos) e/ou mutação) e consequências; resistência a múltiplas drogas em várias bactérias patogénicas.

18 abril 2018, 15:00 Leonilde Morais Moreira

17 abril 2018, 14:00 Cristina Anjinho Viegas

Discussão com os alunos do relatório da 1ª sessão laboratorial (A1)