Sumários

Variabilidade genética entre bactérias (conclusão)

2 junho 2017, 08:00 Cristina Anjinho Viegas

Discussão com os alunos de resultados de experiência que demonstrou ocorrência de transferência de plasmídeo entre células bacterianas no solo (caso: experiência de biorremediação de solo contaminado com o herbicida 2,4-D). Breve referência à transformação em bactérias competentes na Natureza. Plasmídeos conjugativos e conjugação; mecanismo da conjugação em bactérias Gram negativas; conjugação F+ x F- e Hfr x F- (factor de fertilidade F de E. coli). Papel ecológio e consequências dos processos de transferência horizontal de DNA (exemplos: na disseminação da resistência de bactérias a antibióticos e na disseminação da biodegradação de poluentes no Ambiente). Breve referência à aplicação na modificação genética de microrganismos.


Últimos 30 min: Apresentação da notícia “Importância do contacto com fontes de microrganismos ambientais para o desenvolvimento do sistema imunitário nas crianças” pela aluna Leonor Fonseca, da notícia ““Portugueses lideram criação de vacina inovadora contra a malária” pelas alunas Beatriz Carvalho e Mariana Pereira (com base em http://expresso.sapo.pt/sociedade/2017-05-30-Portugueses-lideram-criacao-de-vacina-inovadora-com-80-de-eficacia-contra-a-malaria), e da notícia “Bactérias intestinais podem melhorar eficácia de fármacos contra cancro” pelas alunas Beatriz Pedroso e Madalena Beatriz (com base em https://www.publico.pt/2017/05/22/ciencia/noticia/bacterias-dos-intestinos-podem-melhorar-eficacia-de-farmacos-para-cancro-1772514 e http://www.cell.com/cell/abstract/S0092-8674(17)30369-0).


A6

1 junho 2017, 15:00 Cristina Anjinho Viegas

TP8 - Observação de colónias e microscópica (microscópio óptico composto) de culturas de fungos e de leveduras.


Vírus (conclusão)

30 maio 2017, 11:00 Cristina Anjinho Viegas

Vírus que infectam bactérias (bacteriófagos / fagos). Exemplos de fagos; importância no Ambiente e aplicações em biocontrolo (p.ex. área alimentar) e no combate de bactérias infecciosas. Fagos virulentos; ciclo lítico de fagos T de E.coli (colifagos T). Fagos temperados; ciclo lisogénico do colifago lambda. Consequências principais da lisogenia e exemplos de alterações fenotípicas em diferentes espécies bacterianas após lisogenação. Cultivo, deteção e enumeração de fagos; placas de lise.

Papel de fagos em processos de variabilidade genética em bactérias; transferência horizontal de material genético entre células bacterianas por transducão (generalizada ou especializada). 


Últimos 20 min: Apresentação da notícia-científica ““Infeção HIV-1 em animais vivos: É possível eliminar o vírus?” pelas alunas Marta Costa e Beatriz Almeida (com base em https://www.sciencedaily.com/releases/2017/05/170501112514.htm), e da notícia “Transferência de DNA entre bactérias do microbiota humano e células humanas?” pelas alunas Joana Couceiro e Laura Alves (com base em http://www.the-scientist.com/?articles.view/articleNo/47125/title/Bacteria-and-Humans-Have-Been-Swapping-DNA-for-Millennia/)


A6

29 maio 2017, 15:30 Cristina Anjinho Viegas

TP8 - Observação de colónias e microscópica (microscópio óptico composto) de culturas de fungos e de leveduras.


Vírus (I)

26 maio 2017, 08:00 Cristina Anjinho Viegas

Características estruturais e impacto dos vírus (geral); aspectos que os diferenciam de microrganismos com estrutura celular. Vírus que infectam animais. Formas principais de disseminação dos vírus animais e tipo de efeitos nas células hospedeiras. Caso estudo: vírus Influenza – gripe; exemplo de um virus de ssRNA(-) com envelope; aspectos estruturais e passos principais do ciclo de infeção (simplificado); visionamento de vídeo de animação sobre ciclo de infecção do vírus Influenza. Cultivo de vírus animais no laboratório.

 

Últimos 10 min: Apresentação de notícia-científica “Ligação entre microbiota intestinal, sistema imunitário e lesões neurológicas?” pelos alunos Marta Avelar e Eduardo Gameiro (com base em https://www.sciencedaily.com/releases/2017/05/170518140232.htm).