Sumários

Virus (II)

9 junho 2009, 12:30 Cristina Anjinho Viegas

Vírus de animais. Principais vias de transmissão aos humanos e efeitos que virus de animais podem ter nas células que infectam. Multiplicação de virus animais; comparação com bacteriófagos.   Exemplos; ciclos de vida simplificados de dois virus com envólucro: Influenzae  e retrovirus. Agentes quimioterapêuticos antivirais.

5 junho 2009, 15:00 Cristina Anjinho Viegas

TP7 - Observação microscópica de fungos miceliais e leveduras.

TP8 - Análise bacteriológica de uma água colhida pelos alunos. Este trabalho só fica concluido após as observações experimentais, 24 e 48 h depois.

5 junho 2009, 10:00 Cristina Anjinho Viegas

4 junho 2009, 15:00 Cristina Anjinho Viegas

Virus (I)

4 junho 2009, 12:00 Cristina Anjinho Viegas

Características gerais e impacto dos virus; aspectos estruturais e funcionais.   Bacteriófagos;   cultivo e quantificação de virus de bactérias; ciclo lítico; fagos temperados e ciclo lisogénico; consequências principais da lisogenia; importância dos bacteriófagos.