Ensaios laboratorias

Os ensaios de motores iniciam-se no dia 19 de novembro e decorrem até ao fim do semestre.

Cada aluno TEM QUE comparecer a dois ensaios (mas pode - e deve, se tiver disponibilidade para tal - comparecer a mais).  Um desses dois ensaios será o ensaio que o aluno realiza, integrado num grupo de alunos (grupos de quatro alunos);  no outro ensaio o aluno participa a nível individual, assistindo de forma activa e crítica ao ensaio que um outro grupo está a realizar.  No ensaio que o aluno realiza, o seu grupo é responsável pela condução do ensaio.  O ensaio é precedido de uma oral sobre o ensaio (procedimento experimental, valores esperados durante o ensaio, interpretação dos resultados esperados) apenas para os alunos que integram o grupo que vai realizar o ensaio.  O grupo tem depois que escrever um relatório sobre o ensaio, seguindo as instruções do guia "Ensaios Laboratoriais de Motores de Combustão Interna" (e as que forem fornecidas na aula laboratorial).  O relatório tem que ser entregue num prazo de 5,0 dias úteis.  Atrasos na entrega são penalizados de acordo com a tabela do ficheiro anexo.

Um dos aspetos relevante nos ensaios dos motores é a perceção sensorial do funcionamento do motor (ouvir os diversos ruídos, sentir os cheiros, sentir as vibrações do motor, sentir a libertação de calor, etc).  Essa é a principal razão para a obrigatoriedade da presença em dois ensaios.  Embora tal não seja estritamente necessário, é altamente aconselhável que o aluno esteja presente num ensaio do motor Diesel e noutro do motor de explosão.

O calendário dos ensaio está indicado num ficheiro anexo.  As inscrições são feitas junto do docente, podendo também sê-lo enviando um email ao docente (mas essa inscrição depende da data pretendida estar disponível).

Ensaios laboratorias

Guia dos ensaios dos motores

O ficheiro anexo tem a versão do guia em língua inglesa.  A versão portuguesa (desatualizada) encontra-se na Secção de Folhas da AEIST.

Classificação dos Ensaios Laboratoriais