Novo modelo de leccionação das sessões de laboratório

14 março 2020, 23:41 Alexandre José Malheiro Bernardino

Devido à situação actual relacionada com o COVID-19, será necessário proceder à leccionação das sessões de laboratório de forma não presencial.

O novo agendamento das aulas de laboratório encontra-se publicado na secção LABS da página da disciplina, ficheiro CalendarioLABSv3.pdf.

A primeira das sessões não presenciais será para o turno de quarta-feira, dia 18 de Março no horário normal dos laboratórios (8:30h-10:30h), com possibilidade de continuar na semana seguinte (dia 25/03), caso seja necessário. Os turnos de segunda-feira e terça-feira começarão as sessões remotas de laboratório a partir de dia 30 de Março.

As sessões decorrerão da seguinte forma:

• Pede-se a todos os alunos que instalem nos seus computadores pessoais o Matlab e as toolboxes Simulink, Control Toolbox, e Optimization Toolbox. Poderão instalar as versões disponibilizadas pelo IST no site https://si.tecnico.ulisboa.pt/en/software/matlab/, ou adquirir a versão de estudante no site da Mathworks (https://www.mathworks.com/store/link/products/student/SV?s_tid=ac_buy_sv_but1). A versão Student Suite tem todas as toolboxes necessárias e custa cerca de 69 eur. Poderão também instalar versões gratuitas 'trial' embora estas só tenham a validade de 30 dias.
  • No dia anterior a cada sessão de laboratório será diponibilizado um link na página da cadeira para os alunos se ligarem à aula virtual na plataforma colibri/zoom (a instalação é automática ao abrir o link num browser). Pede-se a todos os alunos que se liguem a partir do computador com o Matlab/Simulink instalado para ter a possibilidade de partilhar o ecrã para a demonstração do trabalho e esclarecimento de dúvidas.
  • Os alunos do mesmo grupo deverão participar na aula separadamente, assim como preparar o trabalho e o relatório de forma isolada, seguindo as regras de distanciamento social, enquanto não forem retomadas as aulas presenciais. Deverão utilizar ferramentas electrónicas para planear o trabalho, colaborar na sua execução e preparar os materiais para a avaliação.
  • A entrega dos materiais de avaliação será feita de forma integralmente digital. A preparação de “casa” manuscrita deverá ser digitalizada (foto ou scan) e incluída junto com os restantes materiais.
Qualquer questão sobre este assunto ou outros poderá ser colocada, de preferência, por email.