Manuais Matlab e Simulink

A documentação mínima a consultar é:

No link abaixo encontram-se tutoriais vídeo e outros documentos interessantes:

Planeamento e Regras de Avaliação

A avaliação da componente laboratorial da disciplina é individual, dependendo não só do relatório efectuado mas também da participação activa dos alunos nas sessões de laboratório e na sua contribuição para o trabalho dentro do grupo, tal como avaliado pelo docente do laboratório.

Os relatórios e os programas de MATLAB/SIMULINK associados devem ser originais, escritos pelo grupo de alunos que os assina. A violação desta norma dará origem a uma penalização, podendo ainda originar procedimentos disciplinares.

Componentes de Avaliação

1. Participação activa nas aulas de laboratório.
  2. Demonstração do trabalho. O trabalho deverá ser demonstrado a funcionar na aula e claramente explicado pelos alunos.
  3. Qualidade técnica dos programas MATLAB/SIMULINK:
    • deverão correr sem erros;
    • deverão gerar os resultados necessários para cumprir os objectivos do trabalho;
    • deverão ser legíveis: ter uma estrutura adequada, devidamente comentados e com as variáveis claramente identificadas.
  4. Qualidade técnica do conteúdo do relatório:
    • deverá responder a todas as questões postas no enunciado;
    • as respostas deverão concisas e claras, mostrando conhecimento sobre o problema;
    • as respostas deverão ser devidamente suportadas por gráficos ou tabelas;
    • não deverão haver erros técnicos nem lógicos;
    • as conclusões obtidas deverão ser esclarecedoras acerca do trabalho efectuado.

Relatórios

No final da última sessão de laboratório correspondente a cada trabalho, cada grupo deverá entregar o relatório do trabalho. Para minimizar o esforço dos alunos com a produção do relatório, a parte correspondente às simulações deverá ser entregue ao docente em formato electrónico, incluíndo os ficheiros MATLAB/SIMULINK utilizados e o report gerado automaticamente pela função Publish do editor do MATLAB. A resposta às questões de preparação prévia, identificadas nos enunciados como “em casa”, deverão ser manuscritas e entregues em papel.

Planeamento

Os laboratórios de Modelação e Simulação consistem em 4 trabalhos práticos efectuados em MATLAB/SIMULINK com duração de 2 ou 3 sessões de 2 horas cada.

1. Simulação básica em MATLAB/SIMULINK (4 sessões)
  2. Optimização do servomecanismo de um disco rígido (2 sessões)
  3. Dinâmica de um metrónomo básico (2 sessões)
  4. Detecção de hotspots WiFi (2 sessões)