Aulas de problemas à distância 4

19 março 2020, 12:57 Bernardo Gonçalves

Já estão disponíveis os materiais relativos à aula de problemas número 5.

Os vídeos encontram-se publicados na secção "Aulas de problemas" na página da cadeira.

Aulas teóricas à distância 3

18 março 2020, 01:18 José Sande Lemos

Quarta-feira, 18 Março, 14h30, está marcada a aula por zoom, ID: 530-405-534 Pasword: 569092

Preparação para a 1ª Aula de Laboratório Remota

16 março 2020, 18:19 João Pedro Simões Loureiro

Caros alunos,

Devido à suspensão das aulas presenciais o primeiro trabalho laboratorial foi substituido dado que esta actividade não tem a ela associados os materiais necessários para uma execução remota (por exemplo não existem ainda vídeos utilizando a Roda de Maxwell).

Assim vamos usar outra experiência para estudar o momento de inércia, a experiencia da "Rampa". Para preparação em casa podem, alem de consultar os materiais na pagina da cadeira e ver os respectivos videos no youtube.

Já coloquei na página da disciplina links para 4 ficheiros:
- Procedimento para realização das aulas de laboratório remotas;
- Protocolo da RAMPA;
- Relatório da RAMPA;
- links para o vídeo da RAMPA.

Dinamica do corpo rígido - base teórica - https://youtu.be/IxTHpac59LM
Dinâmica do corpo rígido - Procedimento experimental -  https://youtu.be/MWFwIqwYpF4

Os alunos devem ler cuidadosamente estes documentos e perceber bem a realização da experiência antes da aula de laboratório remota.

Conto com a vossa colaboração na organização dos turnos conforme pedido na comunicação anterior. Estou também no processo de reservar "turnos" no zoom para que possamos estar em contacto em tempo real durante as actividades.

Para os alunos dos turnos de 2a e 3a e cujas aulas foram afectadas proponho duas possibilidades. Podemos fazer as actividades para a proxima semana caso o vosso horário seja compativel Ou tirar partido do periodo de recuperação. Quaisquer grupos que não tenham capacidade de comparecer na próxima semana devem entrar em contacto comigo.

Alunos inscritos nos laboratórios de MO: Levantamento das distribuições

16 março 2020, 17:16 João Pedro Simões Loureiro

Caros alunos,
Os alunos inscritos nos laboratórios de MO devem agrupar-se em grupos (6 grupos por turno) e enviar-me um email com essa informação até a próxima 3ª feira, 17 de Março.

Cada turno deve escolher um colega para me enviar o documento com a informação da distribuição de todos os alunos do turno pelos 6 grupos. Deverei receber apenas 11 emails.

Se não me enviarem esta informação até 3ª feira às 20:00 terei de ser eu a distribuir os alunos de cada um dos turnos pelos 6 grupos. Esta organização é de partcular urgência para os alunos dos turnos de quarta feira.

Além disso, gostaria de recordar a todos os alunos que estão a repetir a cadeira que, caso tenham sido aprovados na avaliação dos laboratórios noutra inscrição, a vossa nota transita para este ano. Assim sendo agradecia que se saiam dos turnos que possam estar a ocupar quanto antes.

Bom trabalho.
Cumprimentos,
João Loureiro

Aulas de problemas à distância 3

16 março 2020, 14:56 José Sande Lemos

Os problemas resolvidos da semana que começa no dia 16 de Março são: 4.4, 5.1 e 5.5. Será colocado logo que possível um pdf, um vídeo e será aberto um fórum de dúvidas.