Sumários

Prensas

14 maio 2019, 12:30 Pedro Alexandre Rodrigues Carvalho Rosa

Contacto com prensas hidráulicas, mecânicas, e martelos de queda; Observação de aspectos construtivos e cinemáticos; Aplicações e cuidados de utilização; Sistemas de protecção do equipamento, da peças e do operário; Determinação da evolução da força e da velocidade em função da posição do carro móvel numa prensa de rótula de actuação pneumática. Determinação do esforço nos sistemas de transmissão de potência. Verificação experimental de sistemas de protecção de equipamentos: 1) protecção contra sobrecarga; 2) sincronismo do paralelismo em quinadoras.


Máquinas-Ferramenta para Processos de Enformação Plástica

13 maio 2019, 15:00 Pedro Alexandre Rodrigues Carvalho Rosa

Prensas mecânicas do sistema biela manivela convencional. Força em função do ângulo de posição da manivela, conceito de capacidade nominal e relação com os processos tecnológicos. Velocidade e energia nas prensas mecânicas. Paralelismo do avental móvel em quinadeiras. Dispositivos de protecção e segurança do operador, da ferramenta e das prensas.


Programação de Máquinas-Ferramenta de Comando Numérico

13 maio 2019, 12:30 Pedro Alexandre Rodrigues Carvalho Rosa

Princípios de funcionamento. Programas de controlo numérico (na interface homem-máquina). Programação manual e assistida por computador. Armazenamento e transferência de informação


Equipamentos auxiliares na linha de produção

9 maio 2019, 12:30 Pedro Alexandre Rodrigues Carvalho Rosa

Equipamentos auxiliares na linha de produção


Electroerosão e processamento laser

9 maio 2019, 11:00 Pedro Alexandre Rodrigues Carvalho Rosa

Contacto com tecnologias não-convencionais (electroerosão, laser CO2 e ND:YAG): Observação de aspetos construtivos e cinemáticos das máquinas-ferramenta utilizadas em processos  não-convencionais; Fabrico de peças exemplificativas.