Métodos de Avaliação

A avaliação de Mecânica dos Fluidos I consta de três partes: a avaliação contínua, a avaliação laboratorial e a avaliação por provas escritas (testes ou exames), com eventual prova oral a decidir pelo corpo docente.

Avaliação Laboratorial

A avaliação laboratorial realiza-se no final de duas demonstrações, através de um mini-teste feito individualmente, no final de cada demonstração. Admite-se que os alunos que fizeram os laboratórios com aproveitamento no ano lectivo anterior não os repitam este ano, ficando com a nota do ano passado. Prevê-se que o primeiro trabalho laboratorial se realize na segunda quinzena de Outubro e o segundo trabalho se realize na segunda e terceira semanas de Novembro.

Avaliação Contínua

Todas as semanas será colocada na página da disciplina uma lista de enunciados sobre a matéria a ser discutida na aula prática da semana seguinte. Supõe-se que os alunos deverão resolver esses problemas antes da respectiva aula prática, funcionando a primeira parte desta para o esclarecimento de dúvidas que possam subsistir. Na segunda parte da aula, os alunos resolverão individualmente e entregarão um problema baseado num dos enunciados da lista proposta para essa aula. A avaliação contínua resulta das notas dos problemas entregues. Ao fim de cada três semanas, um dos problemas entregues será avaliado e a classificação divulgada. Durante o semestre, serão afixadas 4 notas obtidas nos problemas das aulas práticas. A classificação obtida na avaliação contínua será obtida a partir da fórmula:

Nota_Aval._Contínua=Média_Probl._Classificados*min(nº_probl._entregues,9)/9

Para os alunos que entregarem mais de 9 problemas, a pior nota dos problemas avaliados é retirada para efeitos do cálculo da média dos problemas classificados. Para organizar a avaliação contínua desta cadeira, os alunos deverão inscrever-se numa das turmas práticas disponíveis, usando para o efeito o sistema FÉNIX.

Avaliação por Provas Escritas

Esta avaliação será feita por testes ou exames. No caso de avaliação por testes, os alunos terão que efectuar dois testes escritos. O primeiro teste realizar-se-á em 16 de Novembro e o segundo teste será na mesma data que o exame de 1ª Época (portanto, quem realizar o segundo teste não pode fazer o exame de 1ª Época). Serão considerados aprovados nesta modalidade, os alunos que não tiverem nota inferior a 8,0 valores em nenhum dos testes, e que tiverem média superior a 9,5 valores. A classificação obtida será a média das notas dos testes. No caso de avaliação por exame, os alunos serão considerados aprovados se num dos exames tiverem uma nota superior a 9,5 valores. A classificação obtida será a nota do exame.

Nas provas escritas (testes ou exames) só é permitida a consulta de um livro de texto e de três folhas de formulários impressos ou fotocópias de livros. Não se permite a utilização de apontamentos manuscritos. Os alunos terão que inscrever-se previamente no sistema FÉNIX sempre que pretendam realizar uma prova de avaliação escrita (testes ou exames).

Nota Final

O cálculo da nota final, antes da eventual prova oral, é a seguinte média ponderada:

NFinal=0,75*Aval._Provas_Escritas+0,1*Aval._Contínua+0,15*Aval._Laboratorial

Só serão atribuídas notas finais superiores a 17 valores após prestação de prova oral. O corpo docente reserva-se o direito de chamar a prestar prova oral qualquer aluno, durante qualquer fase do processo de avaliação.