Últimos anúncios

Sobre os resultados do teste

26 novembro 2017, 16:13 Pedro Miguel Rita da Trindade e Lima

Esta mensagem e destinada sobretudo aos cerca de 70 % de alunos que nao vieram as aulas de Matematica Computacional e nunca me procuraram para tirar duvidas. Pelo vistos, tambem nunca lhes passaram pelas maos,nenhuns dos muitos materiais de estudo que foram disponibilizados aos alunos de Matematica Computacional: apontamentos de matematica computacional,  formulario, dezenas de testes resolvidos, etc. Sim,  porque bastava terem resolvido alguns dos testes de anos anteriores (cuja resolucao tambem estava disponivel) para saberem que o teste deste ano nao tinha nada de novo. Mas tudo isso, infelizmente, lhes passou ao lado. Apenas no dia 15 resolveram vir ao teste, e ficaram decepcionados com a nota que tiveram.  Mas que nota poderiam ter, sem nunca ter feito o minimo de esforco para aprender Matematica Computacional? Como em tudo na vida, para aprender Matematica Computacional, e preciso esforco. Nao e nada de sobre-humano, bastam 3 horas  de aulas semanais  e 3 de estudo individual. Se os resultados do teste de MC foram o que foram, e porque 70% por cento dos alunos que apareceram ao teste de MC, nao estiveram em mais do que uma ou duas aulas, e muito menos estudaram individualmente.  Foi no dia 15 de Novembro que pela primeira vez tentaram resolver um problema desta cadeira. Vistas as coisas deste prisma, compreende-se  que os resultados, embora maus, nada tem de surpreendente.
Acreditem que tenho mais razoes do que os alunos de MC para me sentir frustrado. Ao contrario dos alunos que nao fizeram qualquer esforco ao longo do semestre  para aprender esta disciplina,  eu durante dois meses dei o melhor de mim nas aulas, fiz tudo para por no Fenix o maior numero possivel de materiais sobre  a cadeira , estive sempre disponivel para tirar duvidas a quem o desejasse. E o que observei? So entre 20 a 30% dos alunos vao as aulas, e ainda sao menos os que lem alguma coisa dos materiais que eu disponibilizo, ninguem veio tirar duvidas sobre a materia.  Isso e que e verdadeiramente triste; os resultados do teste sao uma mera consequencia desse facto.
Ainda assim, nao considero que o meu trabalho tenha sido em vao. Felizmente, ainda ha os tais 20-30% de alunos que vao  as aulas e se esforcam por aprender Matematica Computacional.  Os resultados desses alunos podem nao ter sido brilhantes, mas quase todos eles conseguiram, pelo menos, ter a nota minima no teste. E se assim continuarem quase de certeza  serao aprovados na disciplina.

Inclusivamente,  alguns alunos que ja tentavam fazer a cadeira ha varios anos, pela primeira  vez estao sendo assiduos as aulas e acredito que vao conseguir ter aproveitamento neste semestre.
Convido todos os alunos a juntarem-se ao grupo dos que querem aprender matematica computacional, ainda estao a tempo.  Tem quase um mes para se preparar para o segundo  teste; e tem a possibilidade de fazer em Janeiro  a repescagem do primeiro. Mas claro que tudo isso exige um esforco, e esse esforco nao pode ser feito apenas na vespera dos testes.
Da minha parte, resta -me fazer fazer aquilo que sempre fiz, como professor: estar disponivel para ajudar quem quer aprender; quanto aos restantes, infelizmente, nao posso fazer nada.

Revisao de Provas

26 novembro 2017, 16:06