MADEIRAS

3 abril 2018, 11:00 Augusto Martins Gomes

Polímero natural; composição química e principais constituintes. Principais características e aplicações da madeira na construção (madeira maciça e derivados da madeira). O crescimento da árvore e a sua influência nas características e estrutura interna da madeira. Borne/cerne. Lenho de Outono/Primavera. Espécies resinosas e folhosas. Número de anéis anuais de crescimento por cm, avaliados na direcção radial.

Propriedades importantes da madeira como material de construção: heterogeneidade, anisotropia (direcções: radial, axial, tangencial), higroscopicidade e durabilidade. Conceito de durabilidade natural da madeira.

Água de constituição, livre e de impregnação. Ponto/teor de saturação das fibras. Teor de água de equilíbrio da madeira.

Influência da anisotropia e higroscopicidade nas variações dimensionais da madeira.