Métodos de Avaliação

A avaliação de conhecimentos é feita com base em Provas Escritas (75 %) e 2 Trabalhos Computacionais (25%) obrigatórios.

1. Provas Escritas.

Realizar-se-ão dois testes (T1 e T2) com a duração de 1h30m cada, e uma Repescagem na Época de Exames, onde é possível melhorar a nota já obtida em cada um dos testes ou realizá-los pela primeira vez.

2. Trabalho Computacional.

Os trabalhos computacionais (TC1 e TC2) deverão ser realizados por grupos de 3 ou, de preferência, 4 alunos. Caso um grupo opte por não entregar os relatórios dos 2 Projetos a nota atribuída a cada um dos membros do grupo será de zero valores. Se optar por entregar apenas um dos trabalhos, terá a percentagem correspondente.

3.Trabalho Computacional de Anos Anteriores.

Os alunos que tiverem realizado trabalho computacional no ano letivo anterior (ou anteriores) não poderão conservar a nota obtida, mesmo que sejam alunos com o estatuto de trabalhador-estudante. No caso de alunos que se inscrevam para melhoria de nota, o trabalho computacional poderá ser contabilizado, caso lhe interesse, mas a nota não será superior a 14 val.

4. Testes (Repescagem).

Os alunos podem repetir o 1º Teste (R1), o 2º Teste (R2) ou ambos os testes na Época de Exames. A duração de cada uma das provas é de 1h30m. Sempre que um aluno repetir um teste, a classificação obtida será considerada para a classificação final na UC apenas se fôr superior à obtida pelo aluno no respetivo teste efetuado no período letivo.

5. Cálculo da Média Final.

Os testes são classificados de 0 a 10 e cada um dos relatórios dos trabalhos computacionais é também classificado de 0 a 10.

A classificação da parte teórica é dada por  N = max{T1,R1} + max{T2,R2} e a

nota final NF é

NF = 3/4 N + 1/4 (TC1 +TC2).

A nota mínima em cada teste é 3.7 val e a nota mínima na soma dos dois testes é 8.5 val. A nota minima no TC = TC1 + TC2 é 8.5, para que este seja contabilizado.

6. Provas Adicionais.

a) Alunos em que a nota N esteja compreendida entre 8,5 e 11 e TC seja superior ou igual a 16, ficarão com a nota mínima de 12.5 em TC. Caso pretendam ter nota em TC superior a 12.5, deverão solicitar uma prova adicional (discussão do projeto).

b) Notas finais NF superiores ou iguais a 17.5 poderão ser sujeitas a uma discussão oral.

7. Época especial.

A nota do trabalho computacional conta para efeitos do Exame de Época Especial. Para alunos que não tenham efetuado trabalho/os (nota zero), a sua nota final será calculada como sendo 75% da nota obtida neste exame.