Informações sobre a repescagemm e notas do 2º teste

31 maio 2011, 14:48 Isabel Reis dos Santos

* As notas do 2º teste já se encontram na página da disciplina. A revisão de provas (2ºteste e projecto) realiza-se dia 7 de Junho às 10h na sala P02.09 , no piso 02 (cave) do Pav. de Matemática. Quem tem nota superior a 17 terá que ir defender a nota numa oral, caso contrário ficará com 17 valores.

* Nota dos projectos: (68028,68242)=12,4 e (64679,64692)=16,8.

* Informações para a repescagem no dia 16/06/2011 às 11h 30m

A escolha entre o 1º teste , o 2º teste ou o exame tem de ser feita antes de entrar na sala .

O enunciado do exame é a soma do enunciado do 1º teste com o enunciado do 2º teste.

Os alunos que não sejam portadores de cartão de identificação válido não poderão realizar a prova.

Não esquecer que o material para a repescagem é o seguinte: folha de ponto do IST (devidamente identificada), duas esferográficas azuis ou pretas e uma máquina de calcular simples. A máquina deverá estar em modo radianos.

A repescagem realiza-se na Sala C9 (pavilhão central) das 11h 30m às 14h 30m.

É proibido o uso de telemóveis.

A inscrição para a repescagem é feita na página da disciplina na secção onde se inscrevem para formar grupo, com um só elemento, e já está aberta.

Aulas de dúvidas: 7 e 15 de Junho das 10h às 12h e das 13h às 16h (sala 5.42 no 5º piso do Pavilhão da Matemática).

A matéria para o 1º teste é

Teoria dos erros: sistemas em vírgula flutuante, erros relativo e absoluto, número de algarismos significativos, propagação do erro nos algoritmos, instabilidade dos algoritmos e condicionamento dos problemas.

Resolução numérica de equações e sistemas: Equações não-lineares: Métodos do ponto fixo, Newton-Raphson e método da bisseção. Análise do erro, e convergência nos métodos. Sistemas não-lineares: método de Newton para sistemas.

A matéria para o 2º teste é

Aproximação de funções: Interpolação polinomial (Fórmulas de Lagrange e de Newton); Método dos mínimos quadrados. Erro de aproximação.

Integração numérica: Fórmulas de Newton-Côtes e de Gauss; Análise do erro e convergência.

Derivação numérica: diferenças divididas centradas de segunda ordem para o cálculo numérico da primeira e segunda derivadas.

Resolução numérica de equações diferenciais: Problemas com valor inicial -- Métodos de passo simples (Euler, Taylor, Runge-Kutta) e métodos multipasso (Adams); Problemas com valores na fronteira -- método de diferenças finitas; Análise do erro e convergência. Sistemas de Equações diferenciais ordinárias.

Resolução de sistemas lineares: Métodos iterativos (Jacobi e Gauss-Seidel). Condições de convergência dos métodos iterativos.