Repescagem

11 janeiro 2013, 11:57 Isabel Reis dos Santos

A repescagem realiza-se dia 30/01/2013 nas Salas A1 das 13h às 14h 30m (melhoria de um só teste) ou das 13h às 16h (exame ou melhoria dos 2 testes).

Para realizar a prova, os alunos deverão inscrever-se no fenix.

A escolha entre o 1º teste , o 2º teste ou o exame tem de ser feita antes de entrar na sala.

O enunciado do exame é a soma do enunciado do 1º teste com o enunciado do 2º teste.

Os alunos que não sejam portadores de cartão de identificação válido não poderão realizar a prova.

Não esquecer que o material para a repescagem é o seguinte: folha de ponto do IST (devidamente identificada),

duas esferográficas azuis ou pretas e uma máquina de calcular simples.

A máquina deverá estar em modo radianos.

É proibido o uso de telemóveis.

Matéria para a repescagem do 1º teste

Teoria dos erros: sistemas em vírgula flutuante, erros relativo e absoluto, número de algarismos significativos, propagação do erro nos algoritmos, instabilidade dos algoritmos e condicionamento dos problemas.

Resolução numérica de equações e sistemas: Equações não-lineares: Métodos do ponto fixo, Newton-Raphson, secante e método da bisseção. Análise do erro, e convergência nos métodos. Sistemas não-lineares: método de Newton e do ponto fixo para sistemas.

Sistemas Lineares: Condicionamento de matrizes. Métodos iterativos gerais. Métodos de Jacobi e Gauss-Seidel. Convergência dos métodos iterativos.

Matéria para a repescagem do 2º teste

Aproximação de funções: Interpolação Polinomial: Vandermonde, Lagrange e Newton e análise do erro. Método dos mínimos quadrados e Erro de aproximação.

Integração numérica: fórmulas de Newton-Côtes e de Gauss e fórmulas gerais; Análise do erro e convergência.

Resolução numérica de equações diferenciais para problemas com valor inicial: métodos de passo simples (Euler explícito e implícito, Taylor, Runge-Kutta 2ª e 4ª ordens); análise do erro e convergência.

Matéria para o Exame

Matéria para a repescagem do 1ºteste + Matéria para a repescagem do 2ºteste

O horário de dúvidas para a repescagem é dia 16 de Janeiro das 16h às 17h, dia 24 de Janeiro das 11h às 16h e dias 28 e 29 de Janeiro das 12h 30m às 17h na sala 2-N2.2.

Caso eu não esteja, por favor, dirijam-se à sala 2-N4.22.