Métodos de Avaliação

REGRAS DE AVALIAÇÂO DE CONHECIMENTOS PARA A UNIDADE CURRICULAR DE MATEMÁTICA COMPUTACIONAL - Ano letivo 2020-21

A avaliação de conhecimentos é feita com base em Provas Escritas (75%) e um Trabalho Computacional (com um peso de 25%) .

1.  Provas Escritas

Realizar-se-ão dois testes (T1 e T2) com a duração de 1 hora cada, sendo possível, em prova a realizar em época de Exames, melhorar a nota obtida em cada um dos testes (RT1 e RT2).

2.  Trabalho Computacional

O trabalho computacional (TC) deverá ser realizado por grupos de 3 ou, de preferência, 4 alunos. Caso um grupo opte por não entregar o relatório do trabalho, a nota atribuída a cada um dos seus membros será de zero valores.

3. Trabalho Computacional do Ano Passado

Os alunos que tiverem realizado trabalho computacional no ano letivo 2019-20 podem pedir para que a nota desse trabalho seja tida em consideração. No entanto, nesse caso, não poderá ser atribuída ao trabalho computacional nota superior a 14.

4. Cálculo da Média Final

Os testes são classificados de 0 a 10 e o relatório do trabalho computacional é  classificado de 0 a 20. A classificação da parte teórica é dada por

NT=max{T1,RT1} +max{T2,RT2}

e a nota final NF é

NF= 0.75NT + 0.25TC.

A nota mínima em cada teste é 3.7 e a nota mínima na soma dos dois testes é 8.5.

5. Provas Adicionais

a) Alunos em que a nota NT seja igual ou inferior a 11 e pretendam manter nota em TC superior a NT + 4, deverão solicitar uma prova adicional (discussão do projeto).

b) Notas finais NF superiores ou iguais a 17.5 poderão ser sujeitas a uma discussão oral.

6.  Época Especial

A avaliação em época especial rege-se pelas mesmas regras, acima descritas, exceto que não existe a possibilidade de substituir o exame por dois testes.

7. Avaliação à Distância

No caso dos alunos cujo estatuto o permita, as provas presenciais serão substituídas por provas à distância, com a mesma duração, em datas e horas a definir pelo regente da disciplina.

Nota: Estas regras poderão ter que ser alteradas, caso a evolução da pandemia impeça a realização de provas presenciais.