Quando os estudantes são deixados sozinhos

2 junho 2021, 08:00 Ana Maria Cidade Mourão

Porque

  •   os sonhos acontecem pois, é só uma questão de empurrar com força até o sonho cair dentro da vida (Teolinda Gersão)
em LID sonha-se, projeta-se e faz-se. Em modo autónomo, independente e responsável.

E por isso a nota prévia: os Projetos realizados são da inteira responsabilidade das equipas que os apresentam.

PROJETO
 OBJETIVOS EQUIPA Comentários  APOIOS

CHIMERA
 Software para análise de dados e produção de gráficos
 Leonardo Alves
 Tomás Feith
 Paulo Machado
Demo
 
AmbientalIST  
  
Combate às alterações climáticas. Localmente: criação de uma horta no IST, elaboração da Carta do Ensino Superior pelo Clima
 
Lízia Branco
 Rita Santos
  
 
IntromEFT-te 

Workshops de MEFTs para MEFTs, uma partilha de conhecimentos úteis
 
Camila Costa
 João M. Sousa
 Miguel Lopes
 Link 

Simulação de estratégias
de vacinação

 
Modelação de estratégias de vacinação para Portugal
 
Bruno Oliveira

 Link
 
     
  PULSARComunicar Ciência, em particular Física, através de uma revista de distribuição gratuita e com acesso online
Alexandre Barbosa,
Francisca Paiva
Link
CENTRAINESC-MN, IPDJ, FCT, LIP, Santander

XXIV Semana da Física
 
Promover a educação científica em Portugal, complementando os programas escolares das áreas científicas através de experiências, workshops, visitas a laboratórios e palestras
 Inês Moreira,
João Patrício e
Rodrigo Simões
  
LIP, CTN, CFNMRS, Santander, Coordenação do Departamento de Física do IST, IPDJ
     
JEFVII Jornadas de Engenharia Física
 Divulgar a Física e a investigação nesta área e introduzir
aos alunos os rumos depois do curso, estimulando o contacto com
centros de investigação e empresas
Francisca Góis,
Miguel Farias
 LinkCloser,
HBK Fiber Sensing,
Spark Agency
     
 Boosting Chess
 Potenciar de forma autónoma através de prática, análise e estudo, a aprendizagem de xadrez.Guilherme Almeida
 Link Prof António Bravo
     
 Deteção de ExoplanetasDetetar pelo método de trânsito um exoplaneta, contribuindo para a missão ARIEL da ESA. Alexandre Santos, Marcelo GonçalvesLink
  ExoClock
     
Números
vs
realidade
 Explicar, num site e de forma escrita, conceitos matemáticos do dia-a-dia úteis para um público geralCatarina Corte-Real Link 
   
 
 Biased New World
 Hábitos de consumo e biases individuais de cada utilizador da Netflix e/ou Spotify
Algoritmo de recomendações de conteúdo fora do comum
 

Afonso Ribeiro, Nuno Machado, Tiago Miranda

 Link 
Super Cleopatra
 
Desenvolvimento de um sintetizador audio-visual com interface não convencional
Diogo Miguez
Thomas Gaehtgens

 Youtube

1dentity Devices Tungsten
 
Construção de um pedal de efeito analógico para guitarra elétrica, a simular o som de um rádio antigo a transístor
João Palma
 Link 
Workshop Física Computacional
Elaboração e execução de um workshop de Física Computacional direcionado a alunos de secundário.
Criação de um site onde se possam partilhar os vários workshops oferecidos pelo NFIST em formato texto.
Bernardo Silva
Luís Lourenço


Link
GitHub
NFIST
Dia-a-dia de um estudante MEFT em confinamento

Documentar o dia-a-dia de um estudante de MEFT, na conjuntura pandémica que atualmente vivemos, através de um diário digital em formato vídeo. Para memória futura
Henrique
Borges

Youtube

RE:Roll - Renovar a utilização de plásticos no enfardamento de palhas

Estudo de alternativas à utilização de plástico no enfardamento de palha. Estudar as condições obtidas (humidade e temperatura) num fardo envolto num filme de bioplástico, comparando com as condições obtidas com plástico convencional e num fardo não envolto em plástico.
Duarte Feiteira Filipe Monteiro
página web para onde os dados foram enviados em tempo real, no decorrer da experiênciaAndreia Janeiro (fornecimento da palha), António Maria (fornecimento do plástico convencional), João Feiteira (auxílio na aquisição e programação dos sensores de temperatura e humidade)