Sumários

7 dezembro 2005, 14:00 Henrique Anibal Santos de Matos

Exercício 4: Construção de um processo em Aspen com os diferentes blocos ( reactor, Compressor, Flash, CD e purga)  e utilização da ferramenta de Optimização do ASPEN para determinar o valor óptimo de uma das variáveis do processo que afecta uma parte do processo. Caracterização do Problema com a escrita da Função Objectivo e discussão de resultados. Processo com reciclagem e avaliação do aumento de rendimento.

30 novembro 2005, 14:00 Henrique Anibal Santos de Matos

28 novembro 2005, 15:00 Henrique Anibal Santos de Matos

Destilação Azeotrópica

25 novembro 2005, 15:00 Henrique Anibal Santos de Matos

Exercício 3: Pequena introdução à Azeotropia e os diferentes métodos de quebra do azeótropo binário; especial destaque para a destilação com variação de pressão (Pressure swing)  e destilação extractiva. Critérios de escolha do solvente para a destilação extractiva e análise das curvas de Resíduos para uma mistura ternária Identificação dos diferentes pontos notáveis (stable, unstable & saddle). Análise de sensibilidade para a determinação do valor de D/F e da razão de refluxo da coluna para obter pureza a requerida no destilado e no resíduo. Colocação de uma segunda coluna de destilação para separar o extratante do componente mais pesado e reciclagem do solvente. Recurso ao make-up para o processo.

Destilação Azeotrópica

24 novembro 2005, 14:00 Henrique Anibal Santos de Matos