Da Viagem para Visita, de Joaquim Vieira

12 dezembro 2010, 12:32 Nuno Matos Silva

Na sequência da nossa visita de estudo a Guimarães e tendo em vista prolongar os seus benefícios, sugere-se a leitura do texto (2005) citado em epígrafe, da autoria de Joaquim Pinto Vieira, pintor e professor jubilado de Desenho na FAUP. Nele JV estabelece nuances entre Viagem e Visita, evoca as funções diferenciáveis da mente, presentes nos Tipos Psicológicos, de C.J. Jung (pensamento, sentimento, percepção e intuição) e alude à simpatia de Fernando Távora pelo Desenho e pelas visitas proporcionadas pelas viagens. A não perder. Pode-se perguntar: Afinal o que andamos por Guimarães a fazer? Foi uma viagem ou uma visita de estudo?

Da Viagem para a Visita, de Joaquim Vieira

Visita de Estudo a Guimarães, exercício e leituras

29 novembro 2010, 19:50 Nuno Matos Silva

É já na próxima 2ª feira que se inicia a nossa visita de Estudo a Guimarães. A concentração está marcada para as 7.45h, junto à escadaria e entrada Poente, e a saída está prevista para as 8.00h . Devemos partir cedo pois temos gente à nossa espera em Guimarães ao início da tarde, depois do check-in na Pousada da Juventude.

Eu aguardarei por vós em Guimarães, não estarei na hora da partida, mas será como se estivesse pois manter-me-ei em permanente contacto com a Teresa Neto, delegada de ano, e com o senhor motorista. Os dias estão curtos, temos pela frente alguns quilómetros e a sempre problemática travessia do Porto, torna-se necessário que sejamos pontuais e cooperantes.

O programa definitivo confirmou o projecto inicial. Uma vez chegados, na 2ª feira, começaremos por uma visita ao centro histórico, sob orientação do próprio director do GTL, Arq. Miguel Frazão.

A manhã de 3ª feira, dia 7, será destinada à realização de um pequeno exercício livre - Levantamento em Guimarães - entrecruzando o visitado com os temas de Levantamento de Construções - levantamento e desenho técnico (fases preliminares) e elementos e sistemas de construção, exercício este a realizar numa ou duas folhas A3 ou em duas ou quatro folhas A4, a entregar no final da visita.

À tarde seremos recebidos no departamento de arquitectura da Universidade do Minho pela Prof. Maria Manuel Oliveira, que nos mostrará o trabalho que vem coordenando de reconversão do Largo do Toural, projecto e obra.

Na manhã do dia seguinte visitaremos o antigo convento e actual Pousada de Santa Marinha da Costa, exemplarmente remodelado pelo Arq. Fernando Távora nos anos 80 do sec. XX.

Para melhor aproveitamento da visita recomenda-se a leitura dos textos consultáveis em www.cm- guimaraes .pt , designadamente os que se encontram na página do Planeamento Urbanístico - Gabinete Técnico Local e que acompanharam a elevação do Centro Histórico a património mundial reconhecido pela UNESCO.  Duas colecções destes textos em papel estão igualmente à disposição para consulta no meu gabinete. (falar com Rosa Paula, caso eu não me encontre)

Outro reforço do interesse da visita seria o cruzamento do exercício pedido com o enunciado do Desafio Universidades da exposição "A RUA È NOSSA, DE TODOS NÓS" presentemente no MUDE e consultável em www.aruaenossa.com , designadamente nos seus temas 4 e 5.

Como sempre disponível no 966096098 ou em nunoms@civil.ist.utl.pt ;

Grato pela atenção, Saudações,

Nuno Matos Silva

Coordenadas( Estacao e Referencia) Jardim Norte IST

28 novembro 2010, 10:01 Ana Paula Falcão

As coordenadas dos vários pontos estção e das referências Norte, Sul, Este e Oeste estão disponiveis no ficheiro:

coordenadas_pontos_estacao_referencia_jardim_norte_2010.pdf

Ana Paula Falcão Flôr

2º Trabalho de Topografia: recolha de dados em campo

18 novembro 2010, 10:05 Ana Paula Falcão

As aulas em campo, para recolha de dados, relativas à elaboração do 2º trabalho de avaliação (levantamento planimétrico) decorrerão nos dias 26 de Novembro e no dia 29 de Novembro.

O encontro far-se-á junto da sala 01.11 (sala de topografia) às 9:30.

Para programar esta actividade pedia a todos os grupos, relativos aos alunos sujeitos à avaliação prática de topografia , o envio de um e-mail com a identificação de todos os elementos que compõem o grupo (número e nome), para o seguinte endereço:

afalcao@civil.ist.utl.pt

Os grupos devem ser formados no máximo por 6 elementos.

Relembro que a não comparência à aula, impossibilita o acesso à nota do trabalho e que a nota deste trabalho vale 35% da nota final da componente de  topografia.

Obrigada a todos,

Ana Paula Falcão

Folhas com exercicios para as aulas práticas de LC ( Topografia)

8 novembro 2010, 12:06 Ana Paula Falcão

Já estão disponiveis as folhas com os exercicios das aulas práticas relativas à componente de topografia.

Ana Paula Falcão Flôr