Aula 5

1.1. Objectivos

Os objectivos desta aula são apresentar a análise de tarefas e o modelo conceptual relativos ao vosso projecto.

1.2. Preparação da Aula

Na preparação desta aula, devem analisar os dados recolhidos no inquérito, responder às 11 perguntas da análise de tarefas e criar o modelo conceptual. Devem ainda criar uma lista de requisitos funcionais (funcionalidades), descrever três tarefas baseadas nas actividades incluídas no modelo conceptual e na lista de requisitos funcionais, definir métricas de usabilidade devidamente justificadas e criar um cenário de actividades para cada uma das tarefas. Todos estes elementos devem ser colocados no local do projecto nas respectivas secções.

Notem que as tarefas devem corresponder a funcionalidades diferentes e não devem ser triviais , ou seja, devem estar bem enquadradas no sistema que estão a conceber (por exemplo: a operação de login , se existir, não é uma tarefa por si só, quando muito pode fazer parte de uma tarefa mais abrangente). Lembrem-se que as tarefas devem ser fáceis para o utilizador e não para quem as codifica. Normalmente as tarefas fáceis correspondem a tarefas mais frequentes que, por vezes, são as mais difíceis de fazer para quem está a conceber a interface.

A descrição de uma tarefa deve ser clara e específica, de forma a que a tarefa seja repetível, e deve enunciar um objectivo a cumprir, não o modo como a tarefa é realizada. Por exemplo: "comprar um bilhete para hoje para o comboio Alfa das 14:30 com destino ao Porto e pagar com o cartão multibanco". Esta tarefa exemplo deriva da funcionalidade "Comprar bilhete".

Devem ainda preparar uma apresentação powerpoint (versão anterior a 2007) para um máximo de 5 minutos descrevendo quem realiza as tarefas, a lista de requisitos funcionais e as três  tarefas bem definidas com as respectivas métricas de usabilidade.

As apresentações powerpoint devem ser enviadas por correio electrónico para iipm.labs@gmail.com até às 18h do dia anterior à aula, com o seguinte subject:

Aula <numero da aula> - <Turno do Fénix> - <grupo>

Por exemplo, o grupo 13 de segunda-feira às 17 horas, para a aula 5 deveria usar:

Aula 5 - IIPML04 - 13 

O nome do ficheiro powerpoint a enviar deve ser apenas o número do grupo (por exemplo: 13.ppt)

1.3. Documentos a Entregar na Aula

No  início da aula, cada grupo deve entregar ao docente do laboratório um documento  em papel (apenas agrafado, sem capa, impressão em frente e verso, se possível) com a análise dos dados do inquérito, a resposta às 11 perguntas, o modelo conceptual, a lista de requisitos funcionais, a descrição das 3 tarefas com as métricas de usabilidade e os cenários de actividades. 

1.4. Tarefas a Realizar na Aula

Para que todos os grupos tenham tempo para apresentar o seu trabalho, a aula começará impreterivelmente dez minutos depois da hora. Quem chegar atrasado será penalizado.

Cada grupo dispõe de 5 minutos para fazer a apresentação que preparou. No final de cada apresentação, o docente do laboratório fará alguns comentários e ajustará as tarefas propostas.