Constituição de Grupos, Projecto e Turnos de Laboratório

P: Posso fazer o projecto sozinho?

R: Os projectos de IAED este ano serão feitos individualmente pelo que TEM DE fazer o projecto sozinho.

P: Existirá discussão do projecto?

R: As discussões de projecto são substituidas por testes práticos individuais. A nota da componente prática da avaliação terá em conta tanto a avaliação do projecto submetido como o resultado obtido no teste prático. Ver secção Métodos de Avaliação para mais informações.

P: Posso ir a um turno de laboratório em que não estou inscrito?

R: Não. Cada aluno deve ir sempre ao mesmo turno de laboratório.

Regras para a realização de fichas de Laboratório

P: Posso realizar uma ficha de laboratório num turno no qual não estou inscrito?

R: Não. Não será aceite realizar uma ficha de laboratório no qual não esteja inscrito.

P: Qual a melhor forma de comunicar com o corpo docente de IAED?

R: Pode usar o email, horário de dúvidas ou utilizar o canal de Slack criado para a cadeira de IAED. O convite será divulgado oportunamente.

P: Podemos gravar as aulas de IAED?

R: Não. Gravar as aulas é ilegal pela lei de protecção de dados pessoais.

Linux e laboratórios

P: O que posso encontrar nos laboratórios?

R: Os computadores disponíveis nos laboratórios têm em geral uma distribuição de Linux instalada, em que os ficheiros de cada utilizador são guardados num sistema de armazenamento central ao IST e, portanto, os ficheiros de cada utilizador estão disponíveis de forma transparente em qualquer computador nos laboratórios ou em qualquer servidor integrado neste sistema. Para que um utilizador do IST consiga aceder aos computadores nos laboratórios, e também aos servidores disponíveis, terá de activar pelo menos os serviços de shell e afs no self service da DSI. Depois de activar estes serviços, passamos a ter acesso ao ambiente de desenvolvimento utilizado em IAED. Para termos também acesso a partir do nosso computador pessoal bastará utilizar um cliente de ssh ou um cliente de sftp.

P: Que ferramentas vamos utilizar em IAED?

R: 1) Git 2) um compilador de C, nomeadamente o GCC; 3) uma ferramenta de depuração, GDB (a interface gráfica DDD pode também ser útil e está disponível nos computadores dos laboratórios); 4uma ferramenta de depuração e verificação de memória, valgrind.

P: Como instalar as ferramentas?

R: Se usarem Ubuntu (ou Ubuntu Bash no Windows), o comando é "sudo apt install gcc make gdb valgrind git".

Para além destas ferramentas teremos de utilizar um editor de texto. Qualquer editor de texto serve para o que pretendemos. Aqui ficam alguns exemplos: Visual Studio CodeGeanySublime-textKateGeditEmacsvi, etc.

Sugerimos que quem opte por trabalhar remotamente num dos servidores e que não tenha experiência com editores de texto mais avançados, utilize o editor de texto nano.

P: Como posso instalar o Linux no meu computador pessoal?

R: Poderá fazer Download do DVD de instalação (para aprender a gravar um DVD consulte este link) e seguir as instruções de instalação. Sugerimos aqui a instalação da distribuição Ubuntu, ou OpenSuse que é a que se encontra instalada nos computadores dos laboratórios, mas poderá utilizar qualquer outra distribuição da sua preferência. Se encontrar problemas a fazer boot a partir do DVD verifique as notas disponíveis aqui. Outras alternativas: USB installerexperimentar sem instalarwindows ubuntu installer.

P: Problemas com dual boot Windows + Ubuntu?

R: Vários colegas têm tido alguns problemas com dual-boot Windows 10 + Ubuntu. Uma das formas encontradas para resolver o problema consiste na utilização do efibootmgr (sudo apt-get install efibootmgr). Com o recurso ao comando (sudo efibootmgr) obtem a lista de arranque por ordem de prioridade que por sua vez poderá ser alterada através do comando (sudo efibootmgr -o x, 1) sendo o x a posição correspondente ao SO Ubuntu nessa lista. Não resolve todos os problemas, mas poderá ajudar em alguns casos.

P: Gostava de aprender mais sobre o Linux. Recomenda algum material online específico sobre o assunto?

R: Recomendamos por exemplo este curso. Dito isto, a web está repleta de cursos interessantes sobre o assunto. A dificuldade está mesmo na escolha...

P: Tenho um Mac. Preciso de instalar o Linux?

R: Não. O OS X é um sistema operativo que possui todos os recursos básicos Unix acessíveis por meio de uma interface de linha de comando (ver aplicação Terminal). Para instalar o compilador GCC, instale os pacotes Xcode e Xcode Command Line Tools. Há vários editores de texto simples onde poderá escrever confortavelmente o seu código (Visual Studio CodeGeanySublime TextTextMateAquamacs, etc., ver em baixo)

P: Posso escrever código C em ambiente Windows?

R: Sim, no Windows 10 existe a aplicação Ubuntu (instalada através Microsoft Store). Para aceder o sistema de ficheiros de Windows, usa a pasta /mnt/c/Users/[Nome de utilizador].

P: Há outras maneiras como posso então desenvolver o meu trabalho de IAED continuando a usar o ambiente Windows?

R: Uma possível solução é instalar uma máquina virtual Linux num ambiente Windows. Para isso necessita de um software de virtualização, um hypervisor, por exemplo VirtualBox (open-source) ou VMWare Fusion (VMWare), e uma qualquer distribuição Linux. Outra opção é o ambiente cygwin, mas este tem várias limitações e assim não é recomendado.

Um tutorial de como instalar uma VM Linux em VirtualBox pode ser encontrado aqui. Em VMWare Fusion o processo é semelhante.

P: Qual a versão Ubuntu que devo de instalar?

R: Sugere-se a utilização de uma versão LTS. Neste momento a versão LTS mais recente é o Ubuntu 20.04.2 (Focal Fossa). Para download local podem usar o mirror da RNL aqui.