Exercícios

  1. Considere a lista simplesmente ligada fornecida no ficheiro list.c abaixo. Altere o código por forma a que possa armazenar strings em vez de inteiros.
  2. Altere o procedimento de inserção por forma a que as strings sejam inseridas de forma ordenada. A ordenação deverá ser crescente, de acordo com o valor devolvido pela função strcmp().
  3. Modifique o programa anterior, por forma a que sejam inseridos na lista todos os argumentos fornecidos na linha de comandos, e que podem ser obtidos através da tabela argv.
  4. Codifique uma função filesize() que devolva a dimensão de um ficheiro em bytes, cujo nome é passado como argumento à função.
  5. Modifique o programa anterior por forma a que este imprima os nomes e as dimensões de todos os ficheiros passados como argumento ao programa. Para testar o programa para todos os ficheiros no directório actual, basta invocar o executável seguido do caracter " *" (ex: ./prog *).
  6. Modifique o programa anterior por forma a que este imprima também a dimensão de cada ficheiro como percentagem do total das dimensões de todos os ficheiros.

Attachments